São José é o padroeiro da Igreja Universal, o advogado dos lares cristãos e o modelo dos operários. Assim como Abraão e os patriarcas, José aguardava ansiosamente o cumprimento das promessas de Deus. O Senhor entretanto, realiza suas promessas provando-o na fé. Com efeito, São José está comprometido com Maria, que fica grávida de um filho que não é dele. Não entendendo o que se passa, vacila, fica confuso e agoniado, mas acolhe a Palavra que lhe ordena tomar o Menino que vai nascer.
O próprio nascimento de Jesus não pode ser programado. O menino nasce em um estábulo, em meio a animais, à margem da sociedade. Os que vêm prestar-lhe culto é gente estranha, moradores fora das fronteiras de seu país. Não bastasse isso, Jesus é ameaçado de morte. José é obrigado a deixar a terra natal e fugir para o Egito.
No Egito, luta arduamente para sobreviver numa terra estrangeira, na clandestinidade. Aguarda o momento do regresso sem ameaças. Todavia, a vida do Messias estará sempre ameaçada durante todos os seus dias, até sua morte, e continua ameaçada ainda hoje, nas pessoas daqueles que lutam pela implantação do Reino na face da terra.
Glorioso São José Pai adotivo de Jesus e castíssimo esposo da Virgem Maria rogai a Deus por nós!!!
Meu glorioso São José nas vossas maiores aflições e tribulações, o anjo não vos valeu ?Valei-nos São José
Liturgia diária. 27º dia da Quaresma.
Primeira Leitura Salmos 88
Segundo Livro de Samuel 7,4-5ª.12-14ª.16;
4. Mas a palavra do Senhor foi dirigida a Natã naquela mesma noite, e dizia:5. Vai e dize ao meu servo Davi: eis o que diz o Senhor: 12. Quando chegar o fim de teus dias e repousares com os teus pais, então suscitarei depois de ti a tua posteridade, aquele que sairá de tuas entranhas, e firmarei o seu reino.13. Ele me construirá um templo, e firmarei para sempre o seu trono real.14. Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16. Tua casa e teu reino estão estabelecidos para sempre diante de mim, e o teu trono está firme para sempre.
Palavra do Senhor
Graças a Deus.
Segunda Leitura Romanos 4,13.16-18.22;
13. Com efeito, não foi em virtude da lei que a promessa de herdar o mundo foi feita a Abraão ou à sua posteridade, mas em virtude da justiça da fé. 16. Logo, é pela fé que alguém se torna herdeiro. Portanto, gratuitamente; e a promessa é assegurada a toda a posteridade de Abraão, não somente aos que procedem da lei, mas também aos que possuem a fé de Abraão, que é pai de todos nós.17. Em verdade, está escrito: Eu te constituí pai de muitas nações (Gn 17,5); (nosso pai, portanto) diante dos olhos daquele em quem acreditou, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência as coisas que estão no nada.18. Esperando, contra toda a esperança, Abraão teve fé e se tornou pai de muitas nações, segundo o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência (Gn 15,5). 22. Eis por que sua fé lhe foi contada como justiça.
Palavra do Senhor
Graças a Deus.
Evangelho Mateus 1,16.18-21.24; ou Lucas 2,41-51a;
Evangelho Mateus 1,16.18-21.24;
16. Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. 18. Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.19. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.20. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.21. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. 24. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.
Evangelho Lucas 2,41-51a;
41. Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa.42. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.43. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem.44. Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos.45. Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele.46. Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.47. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas.48. Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.49. Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?50. Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera.51. Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso.
Palavra da Salvação
Glória a Vós Senhor.
Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.
Comentários