TEXTO: LUCAS 13; 6-9.
A aplicação imediata da parábola é a Israel. A nação tinha falhado em produzir fruto espiritual, mas Deus da ao povo da época e a nós mais uma oportunidade em seu comportamento em relação a Jesus.
Deus exige fruto, e não folhas—vida e não palavras.
Jesus adverte contra a auto-ilusão, alguns fazem da obra do Senhor uma mera profissão verbal de autoridade sem obediência á vontade de Deus. Mateus 7; 21-23 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. A demora no juízo não significa indiferença, mas longanimidade e esperança do fruto de arrependimento. O espírito santo esta esperando que o ser humano o deixa lhe convencer de seus maus caminhos. Porque Ele é que nos convence do pecado (Jo. 16; 08), claro quando nós o deixamos Ele nos convencer do que estamos fazendo é errado. Observe o que Jesus falou em Mateus. (Mateus 3:8) Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento. A longanimidade de Deus é a oportunidade que todos os seres humanos tem para não serem cortados. Deus espera que todos venham a se arrepender dos seus maus caminhos. Olha o que Pedro falou na sua carta. (II Pedro 3:9) O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Deus não quer que ninguém venham a se perder mais possa chegar ao pleno conhecimento do Senhor Jesus. Cedo ou tarde a lamina do machado cairá sobre a raiz da vida inútil em que faltou o enxerto da nova vida em Cristo. Lucas 3: 9 E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo. Jesus fala aos discípulos que pelos frutos serão conhecidos. Mt. 7; 20. Mais na frente Ele fala que o homem bom tira boas coisas de seu tesouro. Mt. 11; 35. Romanos 11: 16-22 E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são. E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidades; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado. Jesus fez uma promessa que nós seriamos encontrado por Ele, por esta razão somos o povo que foi enxertado na Oliveira Verdadeira que o Próprio Jesus Cristo. É por isso que nos é declarado que temos que produzir frutos dignos de arrependimento.
Qual são os frutos que a igreja tem produzido para uma boa colheita? O fruto do amor esta em você? Um dos frutos do amor é gosto da bondade. Como esta o gosto da bondade de falar do evangelho de Jesus?
Comentários