TEXTO: LUCAS 17.11-19
INTRODUÇÃO
Em seu ministério terreno Jesus sempre encontrou necessitado, enfermo e oprimido. Em todas estas ocasiões Ele mudou a vida daqueles que invocaram seu socorro, até mesmo na crucificação. Com o ladrão da cruz.
1. EXCLUÍDOS DA SOCIEDADE.
a) Saíram-lhe ao encontro...( 12) Jesus defrontou-se com um quadro de dor: dez leprosos, unidos pelo sofrimentos, foram ao encontro pedindo-lhe que o curasse.
b) A lei os considerava imundos...(Lv 13.45). Eram separados da sociedade e viviam fora da cidade. Não podiam se aproximar das pessoas: ficavam, de longe porque a lepra contagiava e era incurável.
c) Jesus tem misericórdia de nós...(13). Seus sofrimentos físicos e moral eram intensos. Só Jesus o podia socorrê-los. Como a lepra, o pecado exclui o ser humano de Deus, (Is 59.02). Mas o sangue de Jesus tira a lepra do pecado, (Jo 1.19). O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
2. RESTITUÍDOS À SOCIEDADE.
a) Remédio simples, mas eficaz (14). A OBEDIÊNCIA. Cristo moveu-se de compaixão. SENTIU A MESMA DOR. E apenas disse: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes.
b) Porque ir ao sacerdote? A lei exigia. Os sacerdotes os declaravam imundo, só eles podiam declará-los limpos. Jesus cura. Os médicos atestam a cura.
c) Indo eles, ficaram limpos (14). Eles obedeceram, e no caminho viram que estavam limpos. Dois pontos se destacam aqui. 1—Fé na palavra de Cristo. 2—Obediência à vontade e ordem de Cristo. Fé e obediência são essenciais para a tua vitória.
3. A HORA DA GRATIDÃO.
a) Um deles...(15). Voltou glorificando a Deus em alta voz. Antes de ser curados não glorificava a Deus, mas agora o faziam em alta voz.
b) E CAIU EM SEUS PÉS...Dando-lhe graças (16). Este homem que voltou foi humilde e grato. Humildade e gratidão são marcas de salvação! Os outros noves foram ingratos. Muitos recebem a bênção de Deus, e quando as recebem, não o agradecem.
c) ONDE ESTÃO OS NOVES? (17). AquEle que conta as estrelas, conhece a cada um de nós. Deus espera que os seus filhos o glorifiquem em tudo. Devemos aprender a glorificar a Deus, e falar da sua grandeza.
CONCLUSÃO
Não há enfermidade que Jesus não cure. Não há pecado que Ele não purifique. Queres ser purificado? Queres ser curado? Chega até Jesus, o doutor dos doutores. Por que Ele quer dar-te a restauração deste dia.
Podes já glorificar há Deus......
Comentários