Mateus 8-13.
Mateus revela alguns milagres nos capítulos 8 e 9, mostrando Cristo como vencedor do pecado, da doença, dos demônios, da natureza e da morte.
Aqui, ele relata a fé de um centurião romano, cujo criado encontrava-se enfermo.
Jesus admirou-se da fé desse oficial gentio e apenas com sua palavra, á distância, curou-lhe o servo.
I. A ocasião da sua fé.
1. Ele edificou a sinagoga daquela cidade; (Lc. 6; 5).
2. Era um homem bondoso, apesar de ser um oficial amava seu criado.
3. Foi a Jesus. Quando Jesus chegava em algum lugar, as multidões iam ao seu encontro. E ali muitos doentes eram curados e endemoninhados libertos. E ele rompeu a multidão para encontrar a cura para o seu criado.
II. Sua humildade e sua fé.
1. Não era orgulhoso. Era centurião do império mundial da época, mas julgou-se indigno de receber Jesus em sua casa; porém recebeu-o em seu coração. Muitos, recebem em suas casa e não em seus corações.
2. O bom senso da sua fé; (V. 8, 9). Sendo militar, conhecia o valor da obediência. Só uma palavra e ele será curado.
III. A recompensa da sua fé.
1. Jesus curou seu criado.
2. Ele não cura só o corpo, mas quer curar também a alma.
3. Jesus exige fé. A falta de fé impede a operação de milagres.
4. Jesus ficou admirado duas vezes a 1ª Aconteceu em Nazaré; (Marcos 6:6) - E estava admirado da incredulidade deles. A 2ª com a fé do centurião.
5. A cura e a vitória depende de nós, da nossa fé...
6. Porque Jesus pode curar?
1º Ele possui credencias Divinas; (Atos 2:22) - Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis.
2º Ao ressurgir dos mortos, recebeu todo o poder nos céus e na terra; (Mateus 28:18) - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
3º Ele sente profunda compaixão pelos que sofrem; (Mateus 9:36) - E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.
4º Ele levou as nossas dores e enfermidades na cruz; (Isaías 53:5) - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Conclusão.
1. A benção é conforme a medida da nossa fé.
2. A qualidade da fé determina a benção.
3. A fé pode ser racional, sem ser do coração.
4. Se quisermos as bênçãos de Deus, nossa fé tem que ser do coração.
Comentários