O LAR É CONSTITUÍDO COM.
a) A cobertura do Pai, Filho e Espírito Santo.
b) Lei, Amor e Religião.
c) Fidelidade, Submissão e Cumprimento dos deveres.
MAIS A RAIVA É A ARMA QUE DESTRÓI O LAR.
A raiva que estou mencionando é o tipo de raiva egoísta, cheia de orgulho e que surge quando alguém nos rejeita, insulta ou magoa.
A raiva guardada, expressamente ou não, é um problema, gravíssimo; tais como: impotência, frigidez, perda de amor, doenças cardíacas, derrames, desequilíbrios emocionais, etc.
A) A RAIVA NASCE POR FALTA DE COMUNICAÇÃO.
COMUNICAÇÃO: Esta é a área muito delicada no relacionamento entre marido e mulher, e entre pais e filhos. Tem sido um dos grandes causadores de separação de casais, a má comunicação.
Comunicação é uma arte que precisa ser aprendida no meio do povo de Deus, pois é uma das maiores necessidades da família como um todo.
O intento de Satanás através de demônios específicos é atrapalhar distorcer e interromper a comunicação no meio da família.
A Comunicação No Lar É Com: 7% Palavras, 38% Tom de voz, 55% Gesto e Posição.
B) A CURA DA RAIVA.
Para receber a cura da raiva é necessário:
1. Reconhecer que a raiva é pecado “Ef. 4; 31, 32”.
2. Confessar o pecado da raiva “I Jo. 1; 9”.
3. Peça a Deus que remova de você este hábito “I Jo. 5; 14, 15”.
4. Dê graças a Deus por aquela pessoa ou fato que causa sua irritação “I Ts. 5; 18”.
C) SEGREDOS DA BOA COMUNICAÇÃO.
1. Procurar atender o outro.
Conhecer o cônjuge leva anos de sobrevivência. Algumas pessoas se casam esperando ser compreendidas pelo seu cônjuge, mas deveriam preocupar-se em ser compreensivo. O ponto central da mensagem cristão é dar-se como Cristo se deu a igreja.
2. Aceitar o cônjuge como ele é, incondicionalmente, e com alegria.
Quanto mais amamos uma pessoa, maior é nosso desejo de sermos aceitos por ela, todas as pessoas temem a rejeição, por isso é muito importante quando o casal se aceita mutuamente, com sinceridade, para que ambos expressem essa aceitação através das emoções. O temor da rejeição atua como gasolina numa fogueira.
3. Apresentar o ponto de discorda com muita técnica.
Quanto mais difícil for o assunto, mais técnica exigirá. Alguns casais aprendem a criar certas técnicas que logo revelam uma conversa sobre coisas sérias. “Quero conversar com você, preciso falar com você”, Cuidado para não insistir, pois ás vezes o cônjuge não está com vontade de encarar suas fraquezas ou problemas.
4. Falar a verdade em amor.
Expor o problema, na opinião e visão dos fatos. Não precisa infligir magoas ao outro desnecessário. “Geralmente a verdade magoa”. Esse tipo de diálogo opera como um cirurgião: Nenhum médico pode curar uma pessoa sem antes feri-la um pouco. Porém, por causa de seu amor pelo paciente, a incisão (o ferimento) nunca é maior do que o necessário. Assim é a verdade quando vem a nós.
5. Permitir reação.
Somente o homem e a mulher cheios do Espírito Santo podem reagir bem e até agradecerem à pessoa que nos mostra a verdade sobre nós mesmos. Outros Podem empregar algumas das armas de autodefesa. É sempre bom estarmos preparados para a reação do outro e termos uma resposta branda, pois é ela que desvia o furor. (Pv. 15; 01).
6. Não discutir e não se defender.
Reprima o seu impulso de continuar defendendo seu ponto de vista, e, não dê explicações a não ser que a outra peça. Se a der uma ou duas. Você está semeando uma semente delicada no espírito da outra pessoa. Dê-lhe tempo para germinar.
7. Orar a respeito do problema.
Quando um casal chega a um impasse sobre certa dificuldade eles devem, orar e pedir a Deus que os ajude a discernir qual dos dois está certo, e qual o curso de ação a ser seguido. Se houver insulto (ofensa) e mágoas, depois de orarem será mais fácil para pedir perdão.
A primeira frase de ouro do casamento é: “Eu te amo”. A segunda é: “Perdoa-me”.
Nunca clame o sangue de Jesus contra o seu cônjuge. Seja paciente. Não se precipite. Não use frases como: “ta amarrado ou sai diabo” para demonstrar-se espiritual.
8. Entregar a questão a Deus.
Depois de haver externado com amor, sua posição com relação a algum problema difícil, entrega-o a Deus, fique bem com o seu cônjuge e aguarda os resultados. Não fique martelando! Ele abençoa aqueles que lhe entregam suas vidas e seus problemas.
SEGUNDO ALGUNS ESTUDIOSOS O PROBLEMA DA COMUNICAÇÃO PASSA POR SEIS QUESTÕES:
1. O que você quer dizer:....................EU TE AMO QUERIDA.
2. O que realmente você disse:...........EU GOSTO DE VOCÊ, MEU BEM.
3. O que realmente outra pessoa ouve:.........EU ATÉ POSSO GOSTAR DE VOCÊ.
4. O que outra pessoa pensa que ouviu:...............EU PODERIA, SOB CERTAS CONDIÇÕES, GOSTAR DE VOCÊ.
5. O que outra pessoa diz sobre o que você comunicou:........... É?
6. O que você pensa sobre a resposta da outra pessoa:......ELA NÃO ACREDITOU.
A boa comunicação deve ser cultivada tanto pelo que fala como pelo que ouve.
Comentários