Precisamos do computador para montar um home estúdio digital, podendo ser netbook, laptop ou desktop, pois o que importa é o espaço necessário em disco e que atenda as necessidades de velocidade e processamento.
Para uso de gravações de comerciais será necessário microfone, que pode ser dinâmico (destes que basta colocar o cabo na entrada) ou condensador (precisam de alimentação phanton Power ou alimentação por USB em alguns modelos), e sua escolha vai depender primeiro do local onde serão feitas as gravações e segundo as especificações que você precisa. Os dinâmicos são bem práticos mas captam menos que os condensadores, que captam até os ruídos mais silenciosos de ambientes não tratados. Alguns técnicos usam os dois ao mesmo tempo.
Para uso de gravações musicais há duas formas de gravações:
a) uma pista por vez, onde se pluga um instrumento e grava toda a música, depois grava o outro e mixa de forma que todos soem de forma agradável.
b) Gravação ao vivo, onde grava todos em pistas separadas para possíveis correções e depois mixa de forma que todos soem de forma agradável. Neste caso serão necessário diversos equipamentos e programas.
Pode se gravar também as músicas ao vivo direto de uma mesa de som em uma única pista, mas ai ficará impossível regular instrumentos separados ou corrigir muitos problema. Neste caso um simples gravador de cd ou DVD resolve, não sendo necessário computador.
Eu pessoalmente gravo as músicas ao vivo pela mesa e a coloco em uma das pistas, depois vou montando as músicas instrumento a instrumento e vejo como soam juntos até verificar se ficou bom ou não (para mim é claro), comparando com o original .
Meus equipamentos são modestos: Cabeçote Wattsom popline350 (amplificador/mesa), Microfone sem fio Shure sm58-masculino/ beta58-feminino, Notebook Positivo Premium (destes das Casas Bahia) , teclado Roland e-66 (uso como controlador MIDI-teclado/bateria/baixo), Caixas gradiente bs-150 e um Fone de Ouvido Clone. Os microfones são de uso na igreja, mas pretendo usar um condensador USB para gravar exclusivamente nele e como ainda gravo num quarto muito ruidoso, por enquanto não vou gastar com tratamento de quarto nem com o condensador.
Os programas são inúmeros. Eu tenho Windows 7 starter (operacional), Audacity (gravador multipistas uma a uma), Encore (MIDI/Edita partituras) e Cakewalk Pro-audio Demo 1.0 (MIDI/Ritmos) , mas tem gente que usa superprogramas e gostam de programas piratas.
Regulagem, prefiro não opinar pois gosto é gosto, mas sugiro não acrescentar efeitos, compressores e nem equalizações, pois o som não será original e pode soar artifical e até com clipagem prejudicando equipamentos e nossos ouvidos. Uso no Audacity apenas o recurso normalizar faixa por faixa e normalizar novamente antes de mixar e salvar . Ai é só se divertir e estudar... Para trabalhos profissionais não conte com amadores.
Comentários