Como é bonito ver lindas canções cantadas na igreja... músicas que nos emocionam... fazer rir, alegram o coração, e que tocam ainda mais forte quando oramos dentro de suas letras.
E para chegar a esta beleza, talvez não percebemos o quanto de trabalho custou ao músico que a exerce.
Não sabemos quanto tempo o moço ou moça que toca e que canta levou para que a canção chegasse até aqui. Quanto tempo ouvindo, escolhendo, "tirando", aprendendo, ensaiando. Só vemos o resultado final.
O Serviço musical exige oração, leitura, formação,como qualquer outro serviço da igreja, só que o músico tem trabalho dobrado, pois além do serviço próprio da música, ainda tem que cuidar da espiritualidade.
E ainda, as exigências deste serviço são as mesmas de qualquer outro serviço. Um funcionário privado é demitido se não dá lucro ao patrão, se falta demais, se chega atrasado. É demitido quando reclama de tudo, produz pouco, custa muito, fala mal do trabalho e prejudica o trabalho dos outros. No serviço de Deus há de ser assim também.
Na minha caminhada tenho observado muito e consigo dar alguns conselhos que acho que vale a pena seguir. Não que eu seja um guru, um oráculo de sabedoria, mas vi que para fazer bem o serviço de Deus é necessário humildade e paciência. Além disso, segue mais algumas dicas:
1. esteja preparado pra fazer de tudo. Eu era tecladista, não era cantor, nem pregador, mas, já tive que fazer isto e também tocar bateria, baixo, violão e guitarra. Sorte que não fiquei só no teclado, senão não haveria espaço para mais um tecladista.
2. não recuse trabalho: muitos dizem não para eventos pequenos, eventos longe, em locais desconhecidos e os compromissos de última hora. Contudo estes tem preenchido a minha agenda. Não me considero tão ruim para não lembrarem do meu trabalho em eventos grandes e importantes, mas chateia um pouco só ser lembrado como última opção. Mas se o trabalho é pra Deus, ai de mim se não o fizer. Se os últimos não forem os primeiros, eu não entendi direito o que diz a Bíblia.
3. ajude os novatos, sem ser arrogante. Muitos novatos são talentosos, mas estão meio perdidos com tantas novidades. Vai ajudando, incentivando, dando serviço que logo eles acham o caminho. Alguns serão ingratos e quando você precisar de sua retribuição estes virarão as costas, pois agora tem um serviço mais importante na igreja. Mesmo com esta ingratidão, continue ajudando. Já tive exemplo de pessoas que ajudei, mas quando precisei este me recusou a ajuda. Depois ele precisou de mim, e eu, prontamente, o ajudei, sem mágoas e ressentimentos. E é gratificante ajudar quem no passado lhe negou ajuda.
4. esteja preparado pra fazer inimigos. Vão falar mal, rir pelas costas, sabotarão, se recusarão a tocar com você ou pedir pra você não tocar e ficar no banco. Minha sugestão nestes casos e não causar briga. Se não for aceito ali, sacudi a poeira dos vossos pés e vai fazer outro serviço. Nunca fique apenas sentado no banco, pois os que te colocaram lá não querem que jamais você saia de lá.
5. Dê tempo ao tempo, pois a sua hora chegará. Reze e sirva a Deus com alegria. Não espere casa cheia, pois se o evento está cheio, alguma coisa pode estar errada. Vejo muita gente na igreja quando há pessoas famosas, mas se for pesquisar a vida deles, vemos que só vão a igreja nestes grandes eventos veremos que não vão na igreja pra escutar a Deus. Foi lá apenas para com forma social ou tirar uma selfie com algum famoso católico. A Igreja á para eventos religiosos, e não eventos sociais.
No mais, espero que estes conselhos sejam úteis, e que o serviço de animação musical possa levar mais corações para Deus, e menos fama ao servo que a executam.
Comentários