Será que posso cantar? Com aula e treino todos podem cantar... a não ser por restrição médica, é claro. Mas muitos fatores atrapalhamo cantar: falta de ensino, descuidos com as pregas vocais, deficiências físicas, psíquicas e intelectuais, despreparo no aquecimento, no ensaio e no treinamento, entre outros.
Não podemos esquecer do bloqueio que muitos tem ao cantar: a vergonha. Aconselho que mesmo com vergonha, cante, não deixe a timidez atrapalhar o canto.
Todos podem cantar, até os tímidos. O que você tem que fazer é se soltar, e esse soltar é na hora de cantar: vencemos a timidez e a vergonha de cantar cantando. Então, você que gosta de cantar, garanto que será feliz se o fizer.
O artista é um ser humano diferenciado. Poucos entendem a arte. O artista tem mais sensibilidade para as coisas, e o cantor ou cantora é um artista nato.
O artista percebe as coisas de forma diferenciada: perfume das flores, harmonias das cores, ar que murmura, etc... O conceitos ordinários na visão de um artista se tornam extraordinários. Esse sensibilidade que o artista tem o leva a uma outra dimensão. Isso é dom de Deus...
A percepção vocal de um cantor ou cantora é mais apurada do que um não cantor. O uso de vozes, vocalizes, a percepção de tonalidade, timbre, registro vocal, etc, vai surgir com o treinamento e experiência. Em suma se aprende a cantar cantando.
Não se importe com comentários no início, do tipo: pare de cantar, você não tem o dom. È mentira!
Um primeiro passo e respirar mais música, viver mais a música. Ouvimos rádio e escutamos música. Escolha ouvir música que lhe causem prazer, emoção. Independente de serem tristes ou alegres, sejam pop ou erudita, procure as músicas que tocam o seu coração e o seu gosto.
Procure, ao ouvir a música, identificar as vozes, cada instrumento, mudanças rítmicas, falsetes, consiga ouvir estudando, estudar ouvindo.
Pare de viver preconceitos de que só os outros podem fazer isto ou aquilo: A sua voz é linda,vamos prepará-la para brilhar (soar). Outros preconceitos que existem são quanto aos cuidados com a voz. Procure ajuda médica adequada para os cuidados apropriados com a voz. Sabemos que água gelada, bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, ar-condicionado, poeira agridem a voz. Sabemos? Muitos artistas talentosos tomam atitudes que supostamente agridem a voz e não tem sua performance prejudicada. Vai entender?
E quanto as críticas quanto a afinação da voz? Todos os instrumentos acústicos precisam de afinação e com a voz não pode ser diferente. Podemos verificar os melhores pianos, violões, violinos, muitos custando caro, e geralmente precisam de afinação precisa antes de serem tocados, para o som ser agradável. E se tocar desafinado, mesmo sendo um ótimo instrumento ficará detestável.
Voz de taquara rachada (não sei o que quer dizer isto), entupida, fanha, são defeitos que podem ser consertados. Só pode cantar quem nasceu com dom é um argumento ultrapassado e preconceituoso. Com aulas e treinos todos poderão cantar. Nas aulas aprendemos até a respirar, acredita?
Um roteiro que sugiro seria iniciar com aulas particulares para definir qual a sua classificação e tonalidade mais adequada para suas canções ficarem sob medida para seu porte, iniciando nas aulas os treinos e preparos vocais.
Num segundo momento, que tal cantar na prática, em coral, podendo ser daqueles de igreja mesmo, vai se ouvindo, vai se soltando, vai progredindo...
Depois cante em casa, grave-se no aparelho de som ou celular, vai se ouvindo e avaliando sua evolução... em breve você irá se surpreender com o que aprendeu. Quem sabe vocal de uma banda ou carreira solo?
Ocorre que a maioria das pessoas quer pular etapas, conseguir sucesso sem esforço, ter reconhecimento, fãs, etc. mas não há sucesso duradouro sem trabalho.
CANTAR É TREINO É SENTIMENTO NÃO SE IMITA SENTIMENTO.
Se você tem dificuldade por causa da timidez, trate a timidez, pois o aparelho fonador está preparado , caso você não tenha alguma deficiência.
Se você tem dificuldade físicas, dores, pigarros, falta voz ou rouquidão ou não consegue se ouvir procure ajuda médica (otorrinolaringologista).
Descubra a sua classificação junto ao seu professor. Vá além, não fique só cantando a mesma música, no mesmo tom, na mesma zona de conforto, se supere e melhorará.
Pode cantar sim, BOA SORTE
Comentários