TEMA TUA FÉ TE CUROU MARCOS 5, 21-43 - REMA FÉ E CONVERSÃO (Não tem no Evangelho de João) 05/02/2008 tb era esse Evangelho
Qual era o nome da hemorroísa do Evangelho? O Evangelho nem explica o seu nome, o que fazia, mas tratava-se de uma mulher que gastou tudo o que tinha com médicos e permanecia doente há 12 anos. Hoje a mulher pode menstruar e ninguém fica sabendo, mas naquela época (Lei de Moisés em Lev 12,2 e 15,25 e 15,33 e Ez 22,10 e 36,17, Isaias 30,22 ), quem menstruava era considerada impura por sete dias no mínimo. Como o fluxo dela não parava, ela era considerada uma impura crônica. Imaginemos como deveria ser a saúde dela, anemia, baixa imunidade, fraqueza, etc. enfim, todos os sintomas que uma mulher menstruada tem durante o ciclo, porém, sofrendo todos os dias durante 12 anos. Tudo o que ela tocava também ficava impuro: objetos, os móveis e pasmem, até o marido ou outro que a tocasse também se tornava impuro, mesmo que pela poeira dos pés. Se o marido tivesse relação era decapitado (Lev 18, 19 e Lev 20,18). Não podia abraçar, beijar ...Não podia visitar e muito menos ser visitada:. Uma verdadeira excluída e humilhada da sociedade.
Imagino a cada de nojo do povo ao ver aquela mulher , sabendo de sua situação, e tentando alcançar a Cristo. Imagino também o mesmo desprezo do povo da igreja a muitos excluídos, que tentam chegar a Jesus... Dizendo: - Essa aí...
Mas a hemorroísa não ficou se condenando, se doendo, sendo a cristã dodói. Ela realmente não tinha mais nada, mas tinha tudo: A Fé. A atitude do: - Sei que sou impura, mas Jesus tem poder e me curará! foi decisiva para alcançar a graça. Não afirmou que Jesus pode curar, afirmou que Jesus cura.
Sua fé foi independente do seu estado de pureza. Temos que aprender a ter essa fé em Deus, mesmo sabendo que somos pecadores. Fé e santidade são diferentes e se completam. Podemos ter fé sem ser santos, mas não podemos ser santos sem fé. Fé é condição para salvação, porém só entrará no céu quem é santo, quem tem as mãos limpas, o coração puro, não é vaidoso e sabe amar...
Ela não passou por nenhum processo de conversão, de catequese, de ensino para atingir a cura, mas teve a coragem de assumir a sua fé, aconteça o que acontecer. Ai sim ela alcançou a cura, porque acreditou cegamente nela . Não teve medo do que iam dizer, não se considerou impura, foi audaciosa em acreditar e conseguiu a graça. Tanto que, nem acreditava ser necessário ver e ser tocada por Jesus: bastava encostar na roupa Dele. Ao encostar não teve nenhuma dúvida: conseguiu o que procurava. A pessoas com fé conseguem o que procuram.
Jesus então teve que ver de quem era a tamanha fé que lhe tirou a força, sem Ele ter autorizado. Não ficou preocupado com sua pureza ou não, mas admirou-se da sua fé. Jesus, ao encontrá-la, fala: - Tua fé te curou!, ele mesmo admite que não foi Ele que desejou a cura a hemorroísa naquele momento em que ela o tocou, mas foi ela é que teve fé na cura, tirando-lhe a graça.
Não sei se conseguirei explicar a grandeza disso: alcançar a graça pela fé, mesmo com os olhos de Deus voltados para outras "urgências"...
Neste Evangelho vimos que Jesus estava focado em outra coisa, a filha de 12 anos de Jairo (chefe da sinagoga) que faleceu. Note que o número 12 se repete. E naquela multidão havia milhares de necessitados, que o empurravam, gritavam, queriam a cura de Jesus. E Jesus não afastava deles, ao contrário: ia no meio deles, sendo empurrado e espremido. Mas ele percebeu que uma força saiu dele, ele não tinha imposto a mão a ninguém, não tinha reconhecido ninguém, mas percebeu que a força saiu dele. Essa força ou graça era a Fé da hemorroíssa.
Muita gente acha que deve morrer e ressuscitar para acreditar, mas a fé e testemunho de muitas pessoas é argumento suficiente para ter uma fé mais vigorosa e fortalecida. Eu, quando vejo pessoas idosas, com deficiência, com doenças terminais e outras dificuldades indo a Igreja, mesmo tendo tudo para justificar a sua falta, fico admirado como nunca hesitam na fé, ou inventam desculpas, pois tem sua prioridade em colocar a sua segurança no Senhor e buscar o reino de Deus em primeiro lugar. Com estes exemplos me convenço, e me prontifico a ter mais fé dali por diante.
Eu mesmo, quantos acidentes que escapei por milagre, na faculdade, parado no pedágio, na monte alegre, etc. Somos curados por Cristo, mas fazemos parte dos 90% que não O agradecem, não alimentam a fé e nem se tornam santos? E a fé que tem um padre ou freira, de não casar, deixar pai e mãe, namorado (a), deixar tudo mesmo para assumir a Igreja. Eu mesmo amo a Igreja quando, e se sobrar tempo. E ainda semana passada cantávamos: Se eu orar, se eu clamar as muralhas não resistirão ao poder do meu Deus... Quem ora assim?
Ter confiança é tudo. Fico admirado ao ver meninas namorando caras horrorosos, mas meninas sentem atração por meninos que demonstram confiança, segurança. Nem tudo que é bonito é atraente.
A hemorroíssa é até citada no CIC:
2616. JESUS ATENDE A ORAÇÃO A oração a Jesus já foi sendo atendida por Ele durante o seu ministério, mediante os sinais que antecipam o poder da sua morte e ressurreição: Jesus atende a oração da fé expressa em palavras (do leproso (79), de Jairo (80), da cananeia (81), do bom ladrão (82)) ou feita em silêncio (dos que trouxeram o paralítico (83) , da hemorroíssa que Lhe tocou na veste (84), as lágrimas e o perfume da pecadora (85)). A súplica premente dos cegos: «Filho de David, tem piedade de nós!» (Mt 9, 27), ou «Jesus, filho de David, tem piedade de mim!» (Mc 10, 47), foi retomada na tradição da Oração a Jesus: «Jesus Cristo, Filho de Deus, Senhor, tem piedade de mim, pecador!». Seja a cura das doenças ou o perdão dos pecados, Jesus responde sempre à oração de quem Lhe implora com fé: «Vai em paz, a tua fé te salvou».
-Santo Agostinho resume admiravelmente as três dimensões da oração de Jesus: «sendo o nosso Sacerdote, ora por nós; sendo a nossa Cabeça, ora em nós; e sendo o nosso Deus, a Ele oramos. Reconheçamos, pois, n'Ele a nossa voz e a voz d'Ele em nós» (86) .
Atente que Jesus fala, em algumas traduções que a fé te salvou, poderia dizer a fé te curou, vai e converta-se para alcançar a salvação, mas não, deixou claro que a fé salva. Temos que acreditar nesta graça, que pode ser: cura, libertação, santificação, conversão, opressão, possessão, etc.
Quando o pregador da semana passada Josias falava "ALGUNS CATÓLICOS ESTÃO INVENTANDO UMA RELIGIÃO PRA ELES" alertando que a renovação carismática católica não estava sendo nem renovação, nem carismática e nem católica, percebi ser a voz de Deus no Comando: tenham fé na graça de Deus e sereis salvos.
Hoje a justiça consegue liminares, recursos em que se muda a sentença, mas a Salvação não existe liminar, ou você crê e será salvo, ou será condenado.
E muitos estão, por um motivo ou outro, afastados de receber a Comunhão, mas não podem perder a fé por isso.
2014 está sendo um ano diferente, um ano em que as pessoas estão acordando para a fé em Deus.
Moral da História: NUNCA PERDER A FÉ.
Comentários