Texto: Esdras 7; 8-10.
INTRODUÇÃO
A bênção do Senhor nunca vem sem causa. Não é uma mágica em que eu digo algumas palavras, uso um amuleto, faço um ritual (de unção ou coisa semelhante), um sacrifício “financeiro”, e sou abençoado automaticamente.
Para ter o prazer da chegada do favor divino, é preciso caminhar na estrada que leva a este favor.
O sacerdote e escriba Esdras, foi um homem abençoado por Deus na sua missão de liderar seu povo no retorno a sua terra, mas o fato de o Senhor o fazer prosperar em seu objetivo deu-se por alguns motivos, alguns pré-requisitos que Esdras preencheu.
TEMA: UMA VIDA DE PROSPERIDADE.
1. O segredo de Esdras.
Esdras chegou a Jerusalém com o propósito de organizar o povo que estava voltando, e que ele foi bem sucedido em sua incumbência. Diz que a boa-mão de Deus era com ele para fazê-lo prosperar em tudo.
Agora, o que levou ao Senhor estender sua mão sobre seu servo Esdras?
O versículo 10 começa dando essa resposta com uma conjunção:
“porque” (em razão de que, pelo motivo de, porquanto), esta é a chave deste texto.
O autor vai começar a mostrar o motivo real da prosperidade de Esdras.
Esdras tinha preparado o seu coração para:
A) Buscar a Palavra do Senhor. Ela serviu de guia para o seu trabalho de reconstrução daquela nação.
Era a partir da Bíblia (o AT na época) que ele ia começar o seu trabalho de formação e informação daquele povo.
B) Além de buscar as Escrituras. Assentou no coração o propósito de cumpri-la. É só isso que dá validade a essa busca.
C) Se dispôs a ensinar a Palavra de Deus ao povo. Palavra essa que o fazia prosperar e faria aquele povo prosperar também na difícil missão de se estabelecer de novo naquela terra.
D) Buscar, cumprir e ensinar as Escrituras, foi por isso que Esdras prosperou no que fez, esse era o seu segredo da prosperidade, o seu mistério.
Na Bíblia o sucesso do servo de Deus está atrelado à prática da Sua Palavra.
Deuteronômio 29; 9 — Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes.
Josué 1; 8 — Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
II Crônicas 31; 20-21 — Assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, e verdadeiro, perante o SENHOR seu Deus.
E toda a obra que começou no serviço da casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração, e prosperou.
Conclusão.
Talvez, o motivo de tantas campanhas para a prosperidade nas igrejas atualmente seja o desprezo pela Palavra de Deus, ou o seu uso como amuleto da sorte, oráculo de superstição.
A bênção do Senhor prospera e enriquece.
Provérbios 10; 22 — A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.
E ela vem pela Palavra do Senhor.
Devemos cuidar quando se fala em riqueza.
I Timóteo 6; 10 — Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Ser prospero é diferente de ser rico. Prosperidade vem com um pacote para a sua vida; que é: saúde, porta de emprego, crescimento financeiro, felicidade no lar, prazer em servir ao Senhor. E isso não quer dizer que você nunca vai passar por aperto financeiro!
Jose aonde ele colocava a mão prosperava, ele era um homem prospero.
Vai ver você é prospero e nem sabe.
Que lugar tem a prática bíblica em nossa prosperidade?
Comentários