João 16, 29-33
Primeiramente Jesus afirma que Sereis espalhados e isso tem claramente no início da Igreja. - NO Catecismo da Igreja Católica temos no CIC nº §1076 A ECONOMIA SACRAMENTAL No dia de Pentecostes, pela efusão do Espírito Santo, a Igreja é manifestada ao mundo.No CIC § 767 - Começou a difusão do Evangelho, com a pregação.
O tempo que antecede o Pentecostes deve ser vivido ricamente. O tempo Pascal (40 dias) deveria ser mais importante que o tempo de Quaresma (40 dias).
Nesta passagem, presumiam os discípulos na Santa Ceia: Entendemos tudo. Na verdade, só em Pentecostes iriam entender tudo: o propósito.
Temos que servir com um propósito. Não gosto do termo escravo, pois o escravo faz e não sabe o porque. O Senhor nos quer amigos.
Não nos enganemos: Ninguém é hipnotizado pelo Espírito Santo, é convencido!
Ele prepara-nos advertindo: Haveis de ter aflições. Não haverá moleza: tem que ter fé na fome, na solidão, na tristeza, na mágoa, quando te fizerem o bem e te fizerem mal. Rico ou pobre, a nossa fé deve estar no Salvador.
A Missa é o ato de fé católico por excelência. A Missa deve ser um ato de fé e não ato social.
E Jesus nos pede: Coragem! Tem que ter coragem pra ser católico. Coragem pra vencer acusações, ironias, chateações... Vencer os ateus, os infiéis, e até mesmo nós mesmos, com nossa preguiça e indiferença.
E não ache que teremos muito sucesso. Proselitismo é diferente de anuncio. Muitos vão em busca de multidões onde se fala muito e se evangeliza pouco. Pregarão sobre prosperidade sem sofrimentos.
É preciso ter coragem pra crer no que diz o Credo, viver os Sacramentos, obedecer os Mandamentos, e fazer a oração sincera do Pai-nosso.
Jesus nos garante: Eu venci o mundo. Qual a sua missão neste mundo? Temos que fazer algo na Igreja com um propósito.
Acredito que ninguém nasceu gostando de trabalhar pra Cristo, mas a Palavra inflama os seus corações (Lembro do testemunho do Padre Marcos que quando garoto não gostava de ir a Igreja)
As aflições precisam dar um eletro-choque pra ver se ressuscita o nosso coração e aumente a nossa fé.
Não estou pedindo para que um protestante Creia, mas é pra você católico, Creia.!