Rica, linda, símbolo sexual, ativista de causas humanitárias. Além de todos os atributos inquestionáveis de Angelina Jolie, nesta terça-feira (14), a atriz americana se transformou em um símbolo de coragem ao publicar um artigo no jornal "The New York Times" revelando ter se submetido a uma dupla mastectomia preventiva, cirurgia para retirada dos seios.
Angelina, de 37 anos, diz que descobriu ter um "defeito" no gene chamado BRCA1. Os médicos disseram que ela tinha 87% de chances de desenvolver um câncer de mama, e 50% de ter um câncer no ovário.
"Quando soube que essa era minha realidade, decidi ser pró-ativa e minimizar o risco o quanto podia. Tomei a decisão de ter uma dupla mastectomia preventiva", diz a atriz. "Comecei com os seios, já que meu risco de câncer de mama é mais alto que meu risco de câncer no ovário, e a cirurgia é mais complexa", afirma.
" Pessoalmente não me sinto menos mulher. Me sinto mais forte e tomei uma decisão importante que não diminui em nada minha feminilidade"... Angelina Jolie
O OUTRO LADO!!! O tipo de tratamento que a Angelina se submeteu, sem precisar economizar dinheiro, realizado por excelentes médicos e em clínicas de primeiro mundo, com todos os aparelhos de ultima geração disponíveis, teve resultados magníficos.... A estética e a vida dela provavelmente não terá grandes traumas!!!
Mas Nem todas as mulheres possuem os meios e recursos que a Angelina Jolie teve à sua disposição... A imensa maioria das mulheres precisam conviver com uma outra dura realidade... Muitas contam apenas com a misericórdia de Deus !!!
POR ISSO SEMPRE É BOM LEMBRAR ALGUMAS DESSAS INFORMAÇÕES ABAIXO...
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras e é o que provoca mais mortes entre as vítimas de tumores malignos do sexo feminino, entre 40 e 69 anos.
Em função dos hábitos de vida moderno, no Brasil, nas duas últimas décadas, a taxa bruta de mortalidade por câncer de mama apresentou uma elevação de 68%. !!!
As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem ter cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar anualmente um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer, pelo menos, uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!
Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.
Se cuidem meninas!!!
Comentários