Não sou rico, nem advogado, mas preciso me posicionar na defesa deste jovem!!!
Na parábola em Mateus Cap;19, Ver;16 Jesus, questionado por um jovem rico de como deveria proceder para ter a vida eterna, respondeu à ele que vendesse todos os seus bens, doasse aos pobres e depois O seguisse !!!
Mas o jovem, mesmo com muita tristeza, optou em permanecer com seus bens e se afastou de Jesus !!!
Um pouco mais tarde, na sequência da parábola, Jesus disse que era mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus!!!
A DEFESA ALEGA:
O jovem não vendeu os bens porque já estava acostumado ao conforto, status, bem estar e a segurança que o dinheiro lhe proporcionava... Jogar tudo fora era uma decisão muito difícil !!!
( Talvez para pessoas mais pobres, habituadas à vidas modestas, seja fácil condenar a atitude do jovem rico !!! )
Ele foi coerente ao se afastar de Cristo : Há uma infinidade de outros ricos que não tiveram essa coerência... Não venderam seus bens e não doaram nada aos pobres e mesmo assim estão seguindo à Cristo ( Basta observar a enorme quantidade de ricos que frequentam nossas igrejas ) !!!
A questão do camelo passar pela a agulha... Os pobres adoram lembrar aos ricos essa passagem mas se esquecem que o pecado maior não é ter dinheiro mas o apego que se dá à ele !!!
E apego não se dá apenas ao dinheiro... Temos por natureza a tendência de nos apegarmos à uma infinidade de coisas ao nosso redor, sejamos pobres ou ricos!!!
Quando Jesus pede aos pobres que se desapeguem do pouco que possuem para O seguir, muitos se afastam ou permanecem por perto, mas sem se desapegar !!!
Comentários