Após a Santa Missa de Pentecostes na Praça de São Pedro (19/05/2013), durante a imposição de mãos sobre os enfermos, o Papa Francisco, segundo exorcistas, teria feito uma "oração de libertação do demônio ou um verdadeiro e próprio exorcismo".
O Papa Francisco, como sempre, vai em direção aos doentes que assistiram à celebração. O Pontífice se aproxima de um rapaz. O sacerdote que o acompanha o apresenta a Francisco com algumas palavras que, pelo barulho, se perdem no ar.
Mas a expressão de Francisco muda repentinamente. O Papa parece pensativo e concentrado, estende as mãos em direção ao jovem, rezando intensamente.
“Os exorcistas que viram as imagens não têm nenhuma dúvida: tratou-se de uma oração para libertar do Maligno ou de um verdadeiro exorcismo”
O Vaticano nega que tenha sido um exorcismo : O porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, assegurou que o Papa Francisco não havia realizado um exorcismo, mas sim orado por um doente!!!
O ritual do exorcismo, para expulsar espíritos malignos de uma pessoa que esteja em um estado de possessão demoníaca é complexo, seria mais longo e complicado. Além disso, normalmente a Igreja pede primeiro avaliação médica e psicológica. Como Papa, ele poderia saltar os requisitos !!!
Se foi ou não um exorcismo somente o próprio Papa Francisco tem esta resposta !!!
O OUTRO LADO!!!...
Existem “ espíritos malignos” que desaparecem “misteriosamente” assim que o bêbado toma um bom banho gelado ou passa algumas horas atrás das grades de uma delegacia!!!
Ha também alguns “ espíritos maus “ que somem facilmente quando a vitima possessa toma corretamente os comprimidos de gardenal ou remédios similares de tarja preta recomendados por médicos psiquiatras que diagnosticam uma série de doenças que provocam distúrbios no cérebro !!! ””
Mas a receita indicada por Jesus continua sendo uma maravilhosa alternativa... Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; ( Marcos 16,17) ... Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum". ( Mateus 17,21 )
Porque será que Jesus incluiu o Jejum nessa batalha espiritual ?
A Oração fervorosa com a autoridade do Nome do Senhor Jesus não seria suficiente?
Talvez Jesus esteja nos alertando que, se não somos capazes de enfrentar um jejum, controlar e dominar o nosso próprio estômago, dificilmente teremos autoridade suficiente para expulsar espíritos malignos !!!
Comentários
Jejum é a declaração que nem só de pão se vive. O jejum só faz sentido se for acompanhado de oração. Certamente alguém que faz jejum, por exemplo durante o trabalho só vai ter dor de cabeça e em nada vai contribuir para sua espiritualidade, porém se o jejum é feito com oração e separação dos ruídos da cidade vai ver os resultados em sua vida.