Mato Grosso do Sul mantém há décadas um doloroso conflito entre agricultores e indígenas por disputa de terras ... Mas nos últimos tempos a situação se agravou intensamente... Os índios estão perdendo a paciência, pela demora das demarcações de terras e estão invadindo propriedades rurais... E tudo caminha na direção de conflitos armados!!!
Como todo o território brasileiro, também o Mato Grosso do Sul era terra indígena.
Por sua vez, a maioria dos produtores rurais – pelo menos dos pequenos e médios agricultores que chegaram ao Mato Grosso do Sul a partir de 1950, impulsionados pela “Marcha para o Oeste” deflagrada pelo Presidente Getúlio Vargas – adquiriram suas propriedades legalmente e delas precisam para viver. Não se pode reparar uma injustiça cometida no passado pelo governo brasileiro contra os índios tirando-lhes a terra, com outra injustiça, desrespeitando os direitos adquiridos pelos agricultores
Índios e produtores rurais acreditam no mesmo Deus, formam a mesma família e constroem a mesma nação. Nada mais natural, portanto, que busquem concordes e solidários a solução de seus desafios e conflitos, já que, em assunto de tamanha importância, ninguém pode olhar apenas para seus interesses: ou nos salvamos juntos ou todos sairemos perdendo !!!
Bispos de MS enviam carta às autoridades solicitando providencias .....LER NA ÌNTEGRA !!!
Comentários
Índios nos dias atuais são em raras partes, por que muitos dos que se dizem índios estão com a tecnologia dentro de suas casas. Ademais, qualquer indígena que mora na cidade tem um apoio fenomenal das entidades governamentais, cabe a eles aproveitar os benefícios.