Posts de FLAVIO FONSECA (32)

Classificar por

Carta de um ‘italo-brasiliano’ ao presidente Lula

7 de agosto de 2008 A vida na Italia,

Olà Senhor presidente

Sei que o senhor deve receber milhares de cartas por dia, mas peço aos seus assistentes que lhe dirijam esta humilde carta, pois eu sei que o senhor é um homem ocupado e eu gostaria de compartilhar com o senhor algumas das minhas percepções sobre o nosso pais.

Ha um ano sai do Brasil rumo a Italia, onde – junto com a senhora Marisa – tenho o direito de viver por ser descendente de italianos: meu antenato veio ainda nos idos de 1890 para trabalhar nas lavouras de café do interior de SP. A diferença entre eu e a dona Marisa é que ela conseguiu o reconhecimento da cidadania dela em poucos dias, e eu como simples mortal depois de saber que os consulados italianos no Brasil demoravam décadas resolvi juntar meus trapos e ir diretamente a Italia fazer meu processo de reconhecimento de cidadania por lá mesmo.

Ah senhor presidente, neste um ano eu vi um mundo de verdade, onde os motoristas respeitam os cidadãos, praticamente não existem semáforos presidente! Basta colocar o pé na faixa e o motorista dá passagem ao pedestre, muito diferente dos motoristas brasileiros que se bobearmos nos atropelam na calçada mesmo…

Vi também uma coisa que me espantou, senhor presidente! Vi que lá quanto mais novo é o seu carro, menos imposto se paga, veja que interessante! E lá também o seguro é obrigatório, não se pode andar sem ele. Dai fiquei pensando: Tenho que levar esta idéia ao nosso presidente, que irá adorar a idéia, afinal no Brasil acontece o inverso: quanto mais velho o carro, menos se paga de imposto e conseqüentemente estimula-se à compra de carros velhos, que atrapalham o transito, provocam mais acidentes e onera mais o Estado.

Vi também presidente, como funciona o sistema de saúde italiano. Eles utilizam um sistema de prioridade com cores: vermelho, amarelo, verde e branco. Quando chega um paciente em graves condições ele recebe uma etiqueta vermelha, que significa que esta em perigo de vida e tem prioridade total. Amarelo são casos graves, que precisam de atenção mas não são casos fatais. Depois vem as outras cores, onde os pacientes não estão em risco de vida, e nestes casos – e somente nestes senhor presidente – o paciente tem que pagar uma pequena taxa que custa em torno de 20 euros pela consulta. Não é fantástico senhor presidente? E ainda tem o médico de família, e muitas outras coisas interessantes por lá na área da saúde, o senhor precisa ver…

Senhor presidente, eu vivo em Pisa, perto lá da torre torta! E lá também tem políticos tortos como aqui, claro que em menor quantidade. Tempos atrás afastaram o primeiro ministro só porque não confiavam mais nele. Disseram que por ele ter tido um ministro envolvido com problemas ele não era mais confiável, afinal ele que tinha colocado o ministro lá e era sua responsabilidade! E o afastaram do cargo, inacreditável. E imediatamente convocaram novas eleições…

Porque não utilizamos este mesmo critério, senhor Presidente? Se fosse na época do Império Romano eu ia sugerir que o senhor mandasse construir um Coliseu igualzinho ao de Roma no Brasil pra enviar todos os políticos “tortos” do Brasil pra lutar com os leões, imagina a festa que o povo ia fazer!

Mas já que não dá pra aplicar esta idéia, não seria possível pelo menos demitir, exonerar e prender os “tortos”? Porque pelo que acompanho pelos jornais, no Brasil os políticos “tortos” continuam no cargo, mesmo depois da existência de provas contra eles. E eu não consigo explicar os italianos porque mesmo diante das provas e fatos os políticos continuavam mantendo os benefícios. Difícil presidente explicar algumas coisas tão obvias aos europeus… Dai eles descobriram que não é só a torre que é torta, os políticos brasileiros também são!

Dai presidente eu voltei agora pra passar férias em São Paulo. E senhor presidente, o que aconteceu com o preço das coisas? O que há um ano custava 3 hoje custa 10… Fiquei espantado porque meus parcos euros não conseguem comprar praticamente nada. Estão falando da volta da tal inflação, é aquela mesma que dizimava os salários nos anos 80, presidente? Meu Deus, eu me lembro que as coisas pela manha custavam um valor e à tarde custavam outro valor. Não acontecerá novamente não, né presidente?

E um dia, eu estava conversando com um engenheiro sobre nosso fantástico programa do biocombustivel, sobre como é fácil produzir energia através da cana-de-açúcar. O senhor não acredita: quase apanhei! O engenheiro disse o Brasil está acabando com o solo, pois a cana-de-açúcar empobrece o mesmo, inviabilizando-o pra novas plantações. E eu fui ao interior de SP e fiquei pensando que se meu antenato italiano chegasse hoje no Brasil ao invés de plantar café ele plantaria cana, no imenso canavial que se tornou o estado de SP. Este engenheiro me dizia que comparado a outras fontes de energia, o biocombustivel perde feio, senhor presidente. Dizia que é necessária tanta matéria-prima pra gerar uma pequena quantidade de energia, que a relação custo-beneficio não compensa. Alias, compensa pra quem planta a cana, que geralmente arrenda as terras e depois de poucos anos a devolvem ao pequeno produtor praticamente desértica. Incrível como os europeus entendem das coisas, presidente!

Ah senhor presidente, lembrei de outra coisa: Estes dias estava tentando explicar pra um amigo como se vive no Brasil com 150 euros por mês. Tentava explicar também o que significava “plano de saúde” e ele não entendia porque eu não poderia levar minha família a um simples hospital publico em SP… Mas difícil mesmo foi colocar na cabeça dele que eu era obrigado a manter minhas duas filhas pequenas em colégios particulares, puxa presidente, europeu não entende nada de pobreza, violência…

E o sonho dele era conhecer a favela, imagine só! Eu disse que era perigoso e ele não acreditou! Alias, só começou a entender o perigo depois que estreou nos cinemas italianos o filme Tropa de Elite. Dai ele começou a entender que favelas não são apenas casinhas em cima dos morros.

Enfim, senhor presidente, eu gostaria de convidá-lo pra ficar na minha casa na Italia, pertinho da torre torta. Quem sabe assim o senhor não consegue ter uma idéia de como “desentortar” o Brasil

 

Abraços

 

Fabio Barbiero

Pisa – Italia

http://minhasaga.org

VER MAIS...

A verdadeira multiplicação (Joao 6)

                Nesta leitura tem um frase que saltou aos olhos "esta aqui um menino com 5 paes e dois peixes, o que é isto pra tanta gente".

                Jesus estava fugindo da fama, indo a lugares desertos, mas a notícia do local onde estava se espalhou e atraiu milhares de pessoas.

                Após pregar e curar, Jesus olhando a feição das pessoas viu que estavam cansados e com fome, se compadeceu.

                Jesus então decidiu dar o alimento, mas antes quis fazer uma pegadinha, de acordo com a versão do Apostolo João.

                Imaginem um congresso deste, com mais de 10 mil pessoas , e sem comida. Seriam filas enormes, brigas, tanto que os discípulos propuseram dispensar a população para almoço.

                Na visão dos discípulos aquilo não daria pra nada.

                A palavra diz que era um menino, não era uma criança pequena, pois se fosse , talvez não dividisse, sendo egoísta. Também não era um adulto, pois os adultos já tem o coração estragado. Um adulto não daria tudo, separaria o seu, o da sua família e se sobrasse algo, o daria pra Deus. Se não sobrar, nada pra Deus.

                Muitas coisas refletem o coração estragado dos adultos. Ditados do tipo "bandido bom é bandido morto" ou " a voz do povo é a voz de Deus" ou "aqui se faz aqui se paga" devem ser trocados por "bandido bom é bandido preso", "o povo tem que ouvir a voz de Deus "e aqui se faz no purgatório se paga".

                A multiplicação de Deus é incrível, mas Deus não pode multiplicar a partir do zero. Ter 5 pães e Deus alimentou 10 mil, a grosso modo Deus multiplicou por 2.000 o que apresentamos.

                O povo ficou ainda mais animado em seguir Jesus. Nós, ao contrário, fugimos dele. Não vamos à Missa, não procuramos os sacramentos da Igreja, não regularizamos a nossa situação. Vivemos como protestantes, que não casam na Igreja, não batiza as crianças e não confessa, sendo que nenhum destas autorizações diabólicas estão permitidas na Bíblia. Ao contrário, com um pouquinho de entendimento catequético todas as teses protestantes caem por terra diante da Bíblia.

                O povo tinha o entusiasmo de apresentar Jesus, de dizer onde encontrá-lo, e nós temos vergonha de apresentar. Muitas vezes nem parecemos católicos, pelo que falamos, pelo que fizemos, pelo que pensamos ...

                A igreja começou pequenina, num estábulo, onde tinha apenas Maria, José e o pequenino Jesus, mas hoje é a maio Igreja Cristã do Mundo, sendo divulgado em todos os países, tomara Deus, que seja graças a você, que não ficou apenas no banco da Igreja naquela cerimônia, não se envergonhou e anunciou onde está Jesus.

                Jesus tem esse dom de tornar o fraco forte, o pequeno gigante, o enfermo guerreiro. Aprendeu com quem? Com sua mãe Nossa Senhora Magnificat.

                Recolheram cestos para que nada fosse jogado fora. Hoje pessoas passam fome porque não aprendemos esta atitude perfeita do Perfeito.

                Nunca houve partilha pastoral, é teologia da enrolação. Houve sim o milagre da multiplicação, onde quem deu tudo, Deus multiplicou 2000 vezes. Deus quer agir em cima daquilo que você apresenta a Ele.

                Para finalizar, quem esperou até o final teve o prêmio e saiu saciado. Muitos deixaram a missão no começo, ou no meio, e nunca terminam ou lutam até o final, então: não há prêmio pro desistente. Onde está seu tesouro, ai estará seu coração

VER MAIS...

A Alegria de ser salvo (Baseado em Gálatas 5)

A ALEGRIA DE SER SALVO

    Não existe alegria sem o Espírito Santo. A pessoa passa a vida com momentos felizes, tem sossego na família, nos negócios mas não há alegria perfeita sem o Espírito.

    É fácil imaginar quem será salvo e quem não com uma simples observação: o quanto esta é alegre e otimista, o quanto sorri.  Não podemos condenar ninguém. Julgar até pode, sabendo que seremos julgado do mesmo jeito. Reconhecemos o salvo pela sua alegria! Quem está salvo sofre sorrindo.

    A tristeza do pecado nos traz prazer, mas não traz alegria. No versículo 16 e 17 vemos  as obras da carne e a prevenção de que os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! 

    Quem sente alegria em saber que não será salvo?

    Mas o apóstolo nos deixa uma ordem:  deixai-vos conduzir pelo Espírito. Se vivermos pelo Espírito Sejamos carismáticos. Se vivermos pelo Espírito seremos Pentecostais. 

    No versículo 22 e 23 temos o fruto desta árvore: Caridade, Alegria, Paz, Paciência, Afabilidade, Loganimidade, Bondade, Benignidade, Brandura, Mansidão, Fidelidade, Modéstia, Temperança, Continência, Castidade.

    O fato de termos falhas não nos tirará a Salvação. Nada físico, psíquico e espiritual nos separa do amor de Deus misericordioso.

    Oportuno Lembrar que a presunção de Salvação sem merecimento é pecado contra o Espírito Santo. Os Pecados contra o ESPÍRITO SANTO são seis: 1)   Desesperação da Salvação; 2)   Presunção de se Salvar sem merecimento; 3)   Negar a Verdade conhecida como tal; 4)   Ter inveja das mercês (graças, virtudes e dons) que DEUS concede a outros; 5)   Obstinação no Pecado. 6)   Impenitência final.

    A Salvação é garantida pela fé e conversão.  

    Quem está salvo encha o coração de alegria, paz e esperança e grite forte: SALVO ESTOU! 

VER MAIS...

O que quer fazer com sua presença?

 Subir no latim e exercício no grego... Já que somos dados ao espetáculo, não temos escolha: Deus nos chamou para isso! Ser chamarizes... aparecer para o Evangelho. Aprender, treinar, para ser bom naquilo que faz, ser competente. Levar o outro consigo. Somos chamados a subir os degraus da música da igreja. Espiritualidade consciente. Nós temos que subir e não ficarmos só num mesmo degrau ... (confortável e bonitinho). De nós a Igreja quer mais. Se são bonitos, é pra Igreja Se canta bem, é pra Igreja Se atrai gente, é pra Igreja Se compõe bem, é pra Igreja Nada é pra você Teremos que subir e não fingir que subimos. Subir é uma das práticas mais difíceis de executar, porque toda hora você tem que esquecer de si mesmo pro outro. Vai esquecer de si mesmo. É muito mais do que praticar o alpinismo. Na fé não se sobe por subir, como fazem os alpinistas. Na fé quem sobe tem que agir como faz um cientista, que sobe para ganhar conhecimento, abrir espaço para os outros. Subir para abrir espaço para os outros. Subir na fé é um verbo muito difícil. Para quem está ficando velho, como eu, vai descobrindo cada dia mais como é difícil subir. Somos chamados a subir com mochilas carregadas com a cruz, carregadas com os sonhos dos pobres, machucados. Estamos aqui para carregar os sonhos dos machucados, pois não são capazes de carregar os próprios sonhos. Eu sempre disse que queria ser padre, mas desde cedo aprendi que: - não subir para dizer: cheguei lá, conquistei. Os formadores irmãos diziam que se tinha talento, teria que abrir caminho para os outros. Se não, não era subir, abrir picadas. E as perguntas ficaram claras. Subir sozinho é uma forma de vaidade. E as perguntas são: Porque eu subi? Subi pra onde? Subi com quem? Subi em favor de quem? Abri caminhos pra quem? Resposta: Pra mim? Está errado. É pros outros. Eu quero que outros cheguem lá como eu cheguei... Fui pioneiro, abri, mas eu quero que os outros venham e façam melhor ainda. Eu nunca pensei em ser cantor, acho eu que muitos de vocês também. Isto não estava nos meus planos. Eu queria ser padre. Eu nunca pensei em ser escritor, compositor, em fazer rádio, televisão, famoso, eu sempre fugi disso a vida inteira. Sempre quis ser padre numa paróquia; nunca tive. Fui ser padre para ter uma paróquia, nunca tive. Fui ser padre pra ser doutor, sonho de jovem, e quando comecei a preparar, os superiores me chamaram e me disseram que tinha talento. Vem pra cá fazer pastoral da juventude e fiquei famoso. Não deu mais tempo pra terminar minha faculdade... Ai comecei a escrever, comecei a ler, ler, ler, ler. O meu sonho está acontecendo, pois meus superiores me disseram, Você vai fazer isto, e não o que queria. Eu queria o que a Igreja queria! Então, aceitei. Me disseram que eu era bom de diálogo com os jovens. Acho que sou, né? Disseram meus superiores para estudar pedagogia, psicologia, especializar-se em pastoral vocacional... eu teria que chamar os jovens, e chamo que é uma beleza, e vocês sabem disso. E descobri o canto, e descobri o livro. E a Igreja disse, você pega o violão, pega o teclado, pega o livro e vai servir os jovens... Com o tempo descobri que não tocava tão bem assim não, que tinham jovens que tocavam muito. Entreguei meu violão e disse: não toco mais, meu negócio é outro! E comecei a compor canções porque essa é a minha vocação. (Mais um pedaço da pregação de Padre Zezinho)

VER MAIS...

Para um bom músico meio tom basta!

Nós vivemos no tempo das academias. As pessoas se exercitam para estar em forma, ser mais bonitas.

E cabe a pergunta, porquê? Pra quê exercitar-se? Treinar pra quê? Nos mexer pra quê?

As duas palavras falam do esforço por aprender a ser mais competente no que fazemos.

No cristianismo não tem moleza: Quem quiser improvisar vai perder-se.

Sem aprendizado constante não se forma um bom time. O treinador não escala o sujeito mole: só aquele que faz esforço. Então, quem gosta de futebol sabe que jogador que não treina fica fora do time.

Na Igreja não é assim!

As vezes o sujeito, sem esforço nenhum, “muito charmoso”, que não estuda, não a profunda, não quer aprender a ficar repetindo a mesma coisa, tem emprego, e ainda, tem um palco pra ele.

No futebol não tem isso não, ou dá o máximo ou não é escalado. Eles treinam a passar a bola, a saber driblar, a saber a guardar sua posição e saber onde compactar mais o time.

Mas ninguém faz isto sem treinar. Ninguém se torna um bom guitarrista ou pianista sem treinar: Tem que treinar.

E é isso que venho falar neste encontro:

Todos supostamente foram chamados a aparecer, quer queiram, quer não!

Quem toca uma viola, quem toca um teclado, quem tem um microfone, quem sobe no palco, está aparecendo, aparece sua voz acima dos outros. A mística da experiência de aparecer é perigosa.

Quem não sabe aparecer cai em pecado. Quem não sabe aparecer pra mostrar Jesus a outros corre um grande risco de aparecer para se aparecer...

Ninguém me deu este tema, mas eu vejo isto todo dia ... (Trecho inicial da pregação do Padre Zezinho)

VER MAIS...

Retrato de um cristão autentico:

Retrato de um cristão autentico:

  • Antes de mais nada, essa pessoa é generosa. Vê Cristo no seu próximo, e trata-o invariavelmente com consideração, está sempre disposta a ajuda-lo, mesmo à custa de transtornos e aborrecimentos. É a caridade. Depois, é uma pessoa alegre e otimista. Parece irradiar um resplendor interior que a faz ser notada em qualquer reunião. Quando está presente, é como se o sol brilhasse com um pouco mais de luz: a gente sorri com mais facilidade, fala com maior delicadeza. É a alegria.
  • É uma pessoa serena e tranquila. Os psicólogos diriam dela que tem uma “personalidade equilibrada”. A sua fronte poderá franzir-se com preocupações, mas nunca por uma aflição ou angústia. É equânime, e portanto a pessoa idônea a quem se recorre em casos de emergência. É a paz. Não se irrita facilmente: não guarda rancor pelas ofensas, não se perturba nem fica desapontada quando as coisas lhe correm mal ou as pessoas se comportam mesquinhamente. Poderá fracassar seis vezes, e recomeçará a sétima sem ranger os dentes nem culpar a sua sorte. É a paciência.
  • Não se revolta com o infortúnio e o fracasso, com a doença e a dor. Desconhece a autocompaixão: levantará ao céu os olhos cheio de lágrimas, mas nunca cheios de revolta. É a longanimidade. Defende com firmeza a verdade e o direito, mesmo que todos a deixem só. Não está orgulhosa de si própria nem julga os outros; é lenta em criticar e mais ainda em condenar; suporta a ignorância e as fraquezas dos outros, mas jamais compromete as suas convicções, jamais contemporiza com o mal. Na sua vida interior, é invariavelmente generosa com Deus, sem procurar a atitude mais cômoda. É a bondade.
  • É amável. Todos a procuram nos seus problemas e encontram nela o confidente sinceramente interessado; saem aliviados simplesmente por terem conversado com ela, pois tem uma consideração especial pelas crianças e anciãos, pelos aflitos e atribulados. É a benignidade. É delicada e está cheia de recursos. Entrega-se totalmente a qualquer tarefa que surja, mas sem a menor sombra da agressividade do ambicioso. Nunca procura dominar os outros. Sabe raciocinar com persuasão, mas jamais chega à polêmica. É a mansidão.
  •  Sente-se orgulhosa de ser membro do Corpo Místico de Cristo, mas não pretende coagir os outros a seguir a sua religião. Por outro lado, menos ainda sente respeitos humanos por causa das suas convicções. Não oculta a sua piedade e defende a verdade com prontidão, quando esta é atacada na sua presença; a religião é para ela o mais importante da vida. É a fidelidade. O seu amor a Jesus Cristo fá-la estremecer ante a mera ideia de atuar como cúmplice do diabo, de ser ocasião de pecado para alguém. No seu comportamento, modo de vestir e linguagem, há uma decência que a faz – a ela ou a ele – fortalecer a virtude dos outros, jamais enfraquecê-la. É a modéstia.
  • É uma pessoa moderada, com as paixões firmemente controladas pela razão e pela graça. Quer coma ou beba, trabalhe ou se divirta, em tudo mostra um domínio admirável de si. É a continência. Sente uma grande reverência pela faculdade de procriar que Deus lhe deu, por Deus ter querido compartilhar o seu poder criador com os homens. Vê o sexo como algo precioso e sagrado, um vínculo de união, para ser usado unicamente dentro do âmbito matrimonial e para os fins estabelecidos por Deus; nunca como divertimento ou como fonte de prazer egoísta. É a castidade.
  • E aqui temos o retrato do homem e da mulher cristãos: caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade. Podemos conferir o nosso perfil com o do retrato e ver onde nos separamos dele.

Trecho do Livro A fé Explicada de Padre Leo Trese. Ed Quadrante

VER MAIS...

O Pecado da Hipocrisia

Ao ler Mt 23 percebi o quão palavras pesadíssimas, fiquei com vergonha.

Quando o Senhor fala: - ai de vós!... imaginei o rosto de Jesus.

Fala de pecados que bradam o céu, são como se Jesus falasse: esses pecados nem eu posso fazer nada.

Temos muitos pecados, mas coitados se estes forem os ai de vós...

Os pecados surgiram com Eva a primeira a desobedecer: Adão dormiu e foi frouxo em não resistir a tentação, não controlou a mulher e nem o desejo. Homens assumam o controle.

Pecados mortais são os pecados graves que fazemos, querendo e sabendo.

Pecados que bradam o céu (ai de vós): homicídio (aborto inclusive), não pagar justo salário (tributos inclusive), pecar contra a natureza (homossexualismo inclusive), oprimir viúvas, órfãos e pobres (golpes de exploração inclusive).

Deus nos lançou com um propósito, um plano. este propósito com certeza, não pode ser o de aproveitador que é apenas passar bem, usufruir dos prazeres da vida, fazer pouco e não complicar-se. Ao contrário, para salvar-se será necessário uma esforçada luta. Nem sei quem está salvo ou não. "pára de moleza e salva tua alma"... São padre pio.

Tem gente que se aproveita dos infelizes: ... você que está doente, ganha pouco, se sente invejado, destruiram seu casamento, venha pra minha igreja...

Ai de nós que não medimos as consequências e os frutos de nossos pecados:  quando se faz críticas ácidas não são por acaso fruto da inveja. E a desordem da gula, que traz obesidade, pressão alta, embriaguês... A soberba que humilha e despreza os outros... o preguiçoso que se destroi.

Ai de vós fariseus... pra mim, fariseu é traidor de Cristo:

Um fariseu se acha santo, auto canoniza (não existia ainda): não faço mal a ninguém, não mato, não roubo, pago o dízimo, sigo a tradição;

Um fariseu espera ser elogiado: as pessoas não vem que eu estou na Missa. Tem padre que diz que o povo da rcc não gosta de vir a missa . (Eu participo de 4 missas durante a semana e fico feliz que o padre não esta vendo);

Um fariseu ama dinheiro: ele paga o dízimo com o dinheiro da corrupção;

Um fariseu é hipócrita: fala que devemos amar a deus, mas ele ama tudo menos a Deus. DT 6 , 5: devemos amar a Deus de coração, alma, entendimento e força. se amamos mais a carreira, família, bens, ferrou;

Amar mais a familia, o $ , o trabalho, a profissão, o hobby, etc .  do que a deus... mt 10,37

Temos que rezar mais... quem assiste novela não reza.

Tereis tribulações... terça é dia de batalha espiritual Jo 16, 8

Deixe o inimigo bravo (Santa Maria, São Miguel, Santo Expedito)

Tem pecados inclusive que exige renuncias...

VER MAIS...

A FÉ QUE NOS SALVA

A fé que nos salva! (João 25)

         Jesus ressuscitou! Devemos viver, cientes o tempo todo, que Ele está vivo!        

         Na passagem de João Jesus visita os discípulos. A portas estavam fechadas e Jesus entrou?  Isto mesmo: nada impedirá a ação de Deus se crermos  que Ele ressuscitou.

         Nem os discípulos acreditavam que Jesus ressuscitaria. Eles já estavam fazendo outras coisas, retomando suas antigas vidas. Uns pescando, Tomé, construtor provavelmente já estava cuidado de alguma obra e mesmo os discípulos testemunhando que viram o Senhor, Tomé não acreditou.  Os discípulos de Emaús (Cleofas e Simão) caminharam 11 km com Jesus (Jerusalém a Emaús), ceiaram com Ele e não o reconheceram. Só reconheceram ao partir o pão, mesmo o coração ardendo na presença de Deus.          

         Jesus ressuscitou e foi juntando novamente os discípulos, para que acontecesse o Pentecostes 50 dias depois. Graças a Jesus, que escolheu e juntou os discípulos, que hoje temos o nosso clero, formando por padres, diáconos, bispos, cardeais e  Papa.

         Essa sucessão apostólica que Jesus fez é uma graça maravilhosa que só nós temos. Por isso amo minha Igreja apostólica. A Pedro, primeiro Papa, foi confiada a Igreja, pedido do próprio Cristo a apascentar minhas ovelhas. E Jesus nunca imaginou que criariam outras igrejas contrárias a Dele. Ele ordenou a  igreja a ir por todo mundo (catolicismo) pregando o Evangelho que Ele ensinou aos apóstolos (apostólica). Desconheço qualquer outra Igreja com essa sucessão apostólica. Somente a Igreja Católica Apostólica é realmente Apostólica. Temos a Romana e a Ortodoxa, mas as duas são Católicas Apostólicas legítimas e tem dois mil anos.

          O dia que o pastor de uma igreja andar sobre as águas eu vou ouví-lo. Pedro, nosso papa, andou, e duas vezes... e nos escreve Cartas, que considero a Primeiras Encíclicas. Nos escreve que graças a fé seremos salvos guardados (protegidos) pela fé.

         Corpos Incorruptos (Santa Catarina, São Vicente de Paulo, Santa Bernadete) na França...  Agora temos São João Paulo II, rogai por nós. Vou ser santo e morrer na França, o lugar pra santos ficam incorruptos após a morte. Tantas maravilhas que só serão vistas na fé católica.

         Não devemos atacar os protestantes e devemos respeitar muito a todos: é sinal de educação que deve vir de berço. Não podemos atacar as outras igrejas mas podemos defender a nossa. Temos que dar a resposta a toda acusação que fizerem, mesmo que eles estão dispostos a não ouvir.  Muitos pastores nem sabem que usam técnicas avançadas de persuasão e lavagem cerebral, ou hipnose e devemos apenas dar a resposta para que outros que não sabem possam ter o privilégio do bom conselho. Uma resposta padrão que pode ser dada "a sua igreja nem foi Cristo que fundou e nem posso conversar nas mesmas escrituras"... mas garanto que dificilmente te ouvirão.

         Porém, sabemos que tem gente que mudou de religião pra conseguir as coisas de forma mais fácil e por não querer seguir as exigências católicas. Isto é apostasia. O Ateísmo diferente do paganismo, que é diferente da apostasia, que é  diferente de heresia.  Crianças de ateus não são crianças pagãs, são crianças de pais ateus, mas, as crianças de protestantes são pagãs se não forem batizadas.

         Apostasia é esfriar a fé que existe. Cometer adultérios, homossexualidades e mudar a religião são práticas de apostasia.

         Heresias são mentiras contra a Igreja. Exemplo são ataques a Nossa Senhora.  Sabemos Maria é Medianeira, Senhora, Rainha e Mãe de Deus  e qualquer proposição contrária é heresia. Olhe como demonstra a fé que afirma ter.

         Jesus ressuscitou e nem se damos conta que Ele está vivo.

         Achamos que temos o dia de amanhã, que dá tempo de mudar depois, ou depois.... Quantas pessoas se programaram, estipularam prazos, definiram metas e anoiteceram mas não amanheceram... quantos tiveram momentos tristes, mas gozam hoje de 10 anos, 20, 30 anos de alegrias ...

         Temos que ter uma fé nova. Ir na Missa por ir, sem fé, sem alegria, não é o que nos propõe a ressurreição. A pedra que prendia ao terceiro dia Jesus a rolou. Qual pedra prendia a graça de Deus em nossas vidas?

         Ir em outra igreja para conseguir as graças é incompatível com a promessa de Deus em nossas vidas... será que Deus não esta na Igreja que ele fundou? Sem falar que tem aqueles que conseguem a graça também na Igreja Católica, mas convidados a Missa aos domingos: - não obrigado, respondem. Ou seja, agem assim: obrigado pela benção, mas agora que consegui eu não quero mais nada, ir a missa, não gosto, tchau! Até o próximo pedido ou apuro. Não seja assim...

         E sua vida está de acordo com a  fé no Cristo Ressuscitado. Aconteça o que acontecer nunca perca a fé, alegre-se no Senhor, pois Cristo ressuscitou e pode visitá-lo pois vivo está. PRECISO MOSTRAR COM A VIDA QUE EU CREIO nisto... NÃO TEMAS, FIQUE NA PAZ É O SENHOR QUE NOS DIZ

VER MAIS...

Qual Bíblia Católica escolher?

Qual Bíblia escolher?

( ) A de Jerusalém? Ela é bem próxima da Vulgata,.

( ) A da TEB? É a Bíblia 66+ 7 livros como anexo.

( ) A da Pastoral? É a Bíblia do PT?.

( ) A da Ave Maria? É utilizada pela RCC com palavras lindas e difíceis.

( ) A da CNBB? É bem próxima a da Liturgia.

( ) As outras...

VER MAIS...

Parábola do Pai misericordioso Lucas 15, 11-32

   

Parábola do Pai misericordioso Lucas 15, 11-32

            Ao ler esta parábola de Lucas, que também escreveu o livro dos Atos dos Apóstolos, não sei porque, lembrei da música (não muito boa), do Camaro Amarelo "Aí veio a herança do meu véio,  E resolveu os meus problemas, minha situação,  E do dia pra noite fiquei rico,  Tô na grife, tô bonito, tô andando igual patrão...

            Com bens financeiros ficou bonito, com muitos amigos (falsos) e bancou festas, ostentando e desperdiçando a  herança.  Chegamos a ficar ridículos quanto temos poder, fama e dinheiro. É engraçado, por exemplo, meninas de 20 anos casando com velhos ricos, e afirmando que é casamento por amor. Um gesto feio se vender. Dom Odilo Sherer (Arcebispo SP) questiona: _Pessoas colocam livremente a própria dignidade em leilão em troca de dinheiro?  O pecado pode ser atraente, mas acaba deixando  feio o pecador.

            Hoje muitos tem resumido sua vida ao financeiro, a busca pelo poder, aceitação de amigos, esquecendo da família. Nós, católicos, devemos nos perguntar de que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a própria vida?  Usamos coisas e amamos as pessoas ou amamos as coisas e usamos as pessoas? Professor Felipe Aquino, na minha opinião um dos melhores pregadores católicos da atualidade, em uma de suas palestras nos contava da sua experiência como reitor universitário e como rejeitou ser corrupto para conseguir seu objetivo maior, não pecar.

            O  Papa Francisco nos questiona: - Você quer ser santo: sim ou não?

            Dom Redovino afirmava, na missa de Carnaval:  "Muitos bairros novos, mas mesmo que houvesse doação de terrenos e construíssem igrejas para atender, não haveria padres e leigos para atuar...". Na missa da abertura da Campanha da Fraternidade "as pessoas estão sendo usadas como coisas, como objetos ". Tais afirmações demonstram a preocupação de nosso Bispo quanto ao futuro da Santa Igreja em Dourados, que precisa crescer, que precisa estar próximo a realidade da sociedade, porém faltam pessoas que queiram trabalhar na causa.

            No tempo de Quaresma, todo católico deveria mudar algo que faz errado. . A Igreja católica coloca valores, mas o caráter é definido por cada um. . . Cada ser humano é único, tem seus pecados e sua forma de reagir ao chamado de Deus. Exemplo disso são os filhos, que tendo o mesmo teto, a mesma educação, reagem de forma diferente a vivência na comunidade.

            Sabemos que crente e evangélico todo católico é... mas a Igreja pede neste tempo, e não somente neste, que aumentemos a prática de oração, jejum  e  esmola.

            E o que dizer do Jejum: O Jejum é não comer e nem beber... Se você for fazer um exame que pede jejum e você beber água e pão o laboratório manda você de volta, pois o resultado não servirá pra nada... mesma coisa um jejum a pão e água no plano penitencial. E outra coisa, não precisa anunciar no jornal nacional que você está de jejum. Faça jejum, e que ninguém saiba.  Algumas pessoas não podem fazer jejum, mas as que podem o devem. Há práticas de abstinência de carne, mas fica claro a definição disso, abstinência de carne, pois substituem a carne bovina pelo peixe, que também é carne, não é coerente.

            A oração católica é motivada pelo Pai-nosso, além de outras importantes, como a do Creio. Lembro-me da discussão motivada pelo Padre Fábio de Mel, sobre afirmações do tipo: - "A igreja é santa e pecadora!", sendo herege uma frase desta, pois no creio afirmamos categoricamente ... Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica...  Dizer que a Igreja errou é dizer que Cristo errou.  A igreja é Santa e o povo pecador. "Heresia é mais grave de falsificar dinheiro" (São Tomas de Aquino).

            Dar esmola (dar dinheiro a quem pede) e diferente de praticar obras de misericórdia:  dar pão a quem tem fome, dar de beber ao sedento, vestir o nu, pousada aos peregrinos, visitar os presos e enterrar os mortos. Ao meu ver quem dá esmola não pratica a misericórdia, e atrapalha, não ajuda. Exemplo disso e dar moedas pras crianças que pedem, para que elas  usem  drogas e fiquem na rua ao invés da escola. E o que falar dos flanelinhas (ou flanelões) que pedem moedas para cuidar do carro. Em Dourados todos sabemos o que os flanelões fazem com o dinheiro. De esmolas a instituições que garantam, estudo, trabalho, dignidade. Me doeu o coração domingo na missa o padre pedindo ajuda para a Casa da Esperança de Rio Brilhante.

           Também  podemos fazer as obras de misericórdia (só que espiritual): bons conselhos, ensinar os ignorantes, corrigir os que erram, consolar os tristes, perdoar as injúrias, ter paciência com a fraqueza do próximo e rogar a Deus pelos vivos e falecidos.

            Para uns é mais fácil fazer algumas obras, e quase que improvável fazer as outras, porém algumas pode ser feitos por todos, por exemplo, perdoar as injúrias.

            O filho, e muitos outros, conseguem sua herança de forma errada e corrupta. "A corrupção é um crime de cálculo e não de paixão" (de Robert Klitgaard), afirmação essa que ilustra que mesmo não precisando (cálculo), muitas pessoas querem corromper. Ele, para receber a herança, ousou considerar o pai morto, e ao ver o erro já não se considerava como filho, achando merecer a deserção. E nós, muitas vezes consideramos a morte de Deus em nossa vida,  não damos razão a seus ensinamentos,   para conseguirmos tudo o que queremos. Chega a ser uma doença psicossomática  o desejo ardente de levar vantagem em tudo prejudicando o irmão.

            As vezes a nossa herança é a própria juventude, nossa própria saúde. E quantas vezes desperdiçamos as nossas horas com o pecado. Não é errado festejar, o pai afirma isto em seu retorno, mas é errado festejar pecando. Temos que mudar, se mais santo, refletir se estamos no lixo, no chiqueiro,  comendo pior que porcos, sendo que temos um lugar onde podemos servir com dignidade. O menino precisou ir ao fundo do poço do pecado pra ver como estava sujo. Preferiu ir pro céu como pobre do que estar no inferno como rico.

            As pessoas lotam as Missas de quarta feira de cinzas, talvez imaginando apagar mentalmente as culpas dos pecados de Carnaval. E no Domingo de Ramos, inexplicavelmente vemos  a Igreja lotada de gente estranha as missa habituais, não permitindo que as famílias católicas possam ir, pois não haverá lugar. Já no Domingo de Páscoa a Igreja não enche tanto, o que chega a ser contraditório pois "A Vigília Pascal é a mãe de todas as vigílias" (Santo Agostinho).

            Voltando a palavra, podemos afirmar que ela (Lucas 15) faz parte de uma Trilogia do Amor e da Redenção de Deus: I- A ovelha perdida,  II - A moeda perdida  e III - O Filho pródigo (Gastador), reforçando a ideia de que:

            - Você é amado: amor enorme e independente do erros cometidos;

            - O pai  te espera: Ele ficava todo dia cuidando a volta do filho (ele conhecia);

            - Ele foi ao encontro: Ele poderia fechar o coração, fazer biquinho;

            - Ele é bom:  poderia ter castigado ou ficar dando lição de moral;

            - Não ficou cobrando ou acusando: Nem pediu conta de onde e como gastou;

            - Deu-lhe veste (santidade), anel  (aliança),  sandálias (Evangelho) e festa (festa no céu);

            - Tudo o que é do Pai é do Filho (O Filho mais velho ficará com toda a herança).

VER MAIS...

E o ano começa... as minhas metas....

            Após o Carnaval o Brasil começa a trabalhar... Será?

             Eu comecei o ano no primeiro de Janeiro, apesar de não ter realmente parado de trabalhar.

            Existe a sensação de que há algo novo em um Ano Novo, e não apenas um dia após o outro.

            Vi bastantes amigos definindo metas e lutando por seus sonhos. Sonhos são coisas que imaginamos quando estamos dormindo. Não acho que devemos lutar por sonhos, mas por realidades.

            E as metas que o povo ia escrevendo, será que entendem o que são metas...

            Casar, se formar, emagrecer, adquirir bens são tarefas e não metas. Ler um livro ou ir a algum lugar é entretenimento e não meta. Aprender um novo idioma ou se qualificar, buscar um novo emprego, são necessidades e não metas.  Vender melhor, se for possível, pode ser considerado uma meta. Atingir cotas não é atingir metas.

            Metas são as respostas concretas a nossos desafios... Deixar de ser preguiçoso é um exemplo de meta, ou deixar os outros pecados: deixar de ser imoral, deixar de ser avarento,  deixar de ser arrogante e ignorante, deixar de ser egoísta, deixar de ser invejoso são exemplos claros de metas que, são difíceis, desafiam a nossa força de vontade e determinação a fazer o melhor. Metas nos desafiam a fazer o melhor.

            Num mundo onde os bons estão sendo mortos pelos maus, somos chamados a dar bom exemplo, a ser sal na terra sem sabor, a ser luz na escuridão...

            Suas metas não podem ser caracterizadas por pensamentos egoístas, onde eu quero isto pra mim... mas metas pessoais devem ser pela busca do eterno melhor, o que é eterno.

            Uma meta plausível é buscar o reino de Deus, não indo pro inferno. (Procure primeiro num dicionário o que plausível,  caso não tenha certeza do que realmente significa). Se você quer ir para o inferno, defina metas diferentes das metas de buscar o reino.

            Um outro exemplo de meta dito por São Tomas: "Em sete anos conseguimos a santidade se vencermos um pecado capital por ano."

            Não sou santo, mas escrevo isto para todos que, como eu, o querem ser, e querem realmente entender o que são metas (o quê?), o que são planos (quando?), o que são tarefas (como?), e o que são necessidades (porquê?). 

VER MAIS...

Cuidados ao chamar o próximo de irmão

            É comum chamar o povo da igreja de irmão, mesmo inadequado. Independentemente de parentesco, ao usar o tratamento primitivo da igreja a aqueles que são colegas ou amigos, estamos nivelando a todos e considerando-os irmãos, mas há diferenças:

            O colega já participou de algum lugar com a gente. O amigo provavelmente já esteve em nossa casa, se confraternizou conosco e até objetos foram compartilhados, mas o irmão tem provavelmente a chave da nossa porta.

            Um colega talvez saiba o seu nome completo. Os amigos sabem ou deveriam saber tudo, pais, filhos, cônjuge, mas somente os irmãos conhecem as virtudes e os defeitos e entendem o comportamento e o temperamento , não se magoando com decepções.

            O colega até te ouve, mas o amigo ajuda com os problemas. O irmão é capaz de resolver os teus problemas no teu lugar.

            Quanto as posses, o colega pode dividir algo, o amigo empresta ou até doa algo, mas o irmão tem tudo em comum, ao ponto de dizer o que é meu é seu.

            Quando erramos, o colega se enfeza e te chama de abusado, o amigo fica triste e te chama de folgado, mas o irmão, mesmo não ficando feliz, não se martiriza por ter ficado no prejuízo.

            Na igreja é mais fácil identificar estes supostos elementos: um colega talvez te cumprimenta com a paz, um amigo vai além e te abraça, e conversam, mas, o irmão te leva na igreja e senta ao teu lado.

            Agora quando o assunto é financeiro e saúde os elementos ficam um pouco mais evidentes. Um colega não te empresta dinheiro, nem será seu avalista, nem te visitará no hospital ou no túmulo. O amigo empresta, talvez com cobranças e garantias, mas empresta, e te visitará. O irmão empresta incondicionalmente, e as vezes doa. Se ficardes enfermo ele é que vai cuidar de ti. Se morrer, em lágrimas ele velará por ti.

            Enfim, usa-se os termos corretos para os lugares corretos: um colega te conhece (Cirineu em mc 15, 21), um amigo te ajuda (Lázaro em João 11) e irmão te salva (samaritano em Lc 10, 30-37). 

VER MAIS...

sai do túmulo (Mensagem de Joao 11)

Joao 11 Sai do túmulo

            O pecado nos deixa em trevas e nos causa a morte. Jesus, a luz de nossos caminhos, ressuscita-nos dos mortos.

            Vemos nesta leitura a ressurreição de Lázaro de Betânia, (não confundir com o mendigo leproso que tinha o mesmo nome na parábola do Rico e do Lázaro, não sabemos porque já que as outras parábolas os personagens não possuíam nome. Trata-se de Marta e Maria do perfume e cabelos.  Marta trabalhava e Maria passava perfume em Jesus).

            Voltando aos amigos de Jesus, Lázaro era amigão de Jesus, grande amigo... Quantas vezes não queremos ser amigos de Jesus, e de ninguém , nos isolando e nos comprometendo com o nosso próprio umbigo.

            Jesus, nesta passagem, não teve tempo para os amigos e quando conseguiu o tempo, já era tarde. Administrar o tempo é um grande desafio, como ter tempo para: trabalho, estudo, amor, família, lazer, amigos? Tempo é algo que não podemos desperdiçar, pois pode ser tarde para fazer o que precisa quando encontrarmos o tempo.

            A grande amizade nos torna mais sensíveis ao que o outro sente. Marta ao ver Jesus abraça confiantemente, mesmo com o estado de luto, afirma que se Jesus quiser, pode mudar.

            Jesus chorou a morte do amigo, apesar de considerar a morte um sono. Vemos que Jesus é capaz de sofrer, de compadecer da dor do povo, principalmente os que estão próximo dele.

            Jesus pede pra rolar a pedra e quantas coisas podemos vivenciar dai: quantas vezes colocamos uma pedra entre Jesus e nós, precisa de irmão para levar a gente até Jesus, tirar as pedras que nos separam, pois as vezes nem temos força pra tirá-la de nossos caminhos.

            Já fede? Já apodreceu? Já sem forças? Jesus pede pra ele sair pra fora (pleonasmo). Sair do sepulcro, já morreu, etc, são frases similares a frases do tipo: desista, não tem mais jeito, etal... e muitas vezes são ditas por pessoas da nossa própria casa, afirmando que nada pode mudar, mas Jesus não desiste de um amigo.

           E as ataduras, que nos imobiliza, que não nos deixa caminhar, e escondem a podridão... o sudário... que tapa nossa visão, não nos deixa ver além de nós mesmos.

            As vezes procuramos o Evangelho que queremos ouvir, não o  que Deus quer falar: Um Evangelho que não nos acuse, que não nos provoque, mas este não é o caso. O Evangelho da ressurreição de Lázaro, além do magnífico e poderoso milagre da ressurreição nele descrito, é um desafio a nós a sairmos do sepulcro de morte, rolar as pedras que nos enterram e ir ao encontro de Jesus.

            Quantos estão mortos, sem alegria, sem amor, sem conversão, sem fé, sem unção, enterrados no pecado (espiritual: idolatria, feitiçaria, superstição; contra o próximo: brigas, ciúmes, iras, contra nós: bebedeiras, gulas e orgias).

            Em  Romanos 13, 12 - 14: 12. A noite vai avançada e o dia está próximo. Deixemos, portanto, as obras das trevas e vistamos as armas da luz.13. Vivamos honestamente, como em pleno dia: não em orgias e bebedeiras, prostituição e libertinagem, brigas e ciúmes.14. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não sigais os desejos dos instintos egoístas.

            Em Gálatas 5, 19-21: 19. Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem,20. idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, 21. invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!

            O CIC 2042 ordena confessar-se ao menos um vez por ano: confissão obrigatória. Sempre temos que confessar quando cometemos pecados graves.  A confissão é o remédio que nos livra da morte causada pelo pecado. Sabemos qual é o remédio, mas insistimos muitas vezes em não tomar e continuamos doente.

            Podemos citar milhares de passagens: Filipenses 1, 1-11 (pede pureza), Jeremias 10, 1-25 (ninguém imite o pagão) e Eclo 15, 1-10 (o que teme o Senhor pratica o bem). E o que dizer do Evangelho de 23/02/14 Mt 5, 38-48(Quem odeia o inimigo não pode entrar no céu) e a mais linda passagem: "Sede perfeitos, pois o vosso Pai é perfeito".

            Hoje é complicado falarmos de mal, de pecado: vemos meninas de 12 anos postando "o Carnaval promete". Homens velhos tendo relação com meninas de 10 anos. A Polícia investiga se houve consenso, mas é irrelevante o consenso, pois é crime de estupro , mesmo que presumido.

            Hoje não é difícil encontrarmos jovens menores de idade tomando cerveja em festas, em casa, fumando narguile, andando de moto, usando roupas prostituídas, etc. tudo com o aval dos pais.

            Hoje o mundo do crime nos aterroriza. Temos tantos exemplos de como os criminosos tem praticado o mal...

            O Evangelho é um propósito: de sairmos das trevas, da morte, da escuridão e buscarmos a vida. Dom Dedovino escreve a frase "céu a vista" em alusão a "terra a vista" dito por marinheiros, para mostrar que cada cristão é um protagonista dos novos céus e da nova terra, onde habitará a vida, a paz e a justiça.

            Quais pecados nos enterram? Quando vamos ouvir a voz de Deus que chama: SAI DO TÚMULO...?

VER MAIS...

TUA FÉ TE CUROU

TEMA TUA FÉ TE CUROU MARCOS 5, 21-43 - REMA FÉ E CONVERSÃO (Não tem no Evangelho de João)  05/02/2008 tb era esse Evangelho

 

            Qual era o nome da hemorroísa do Evangelho? O Evangelho nem explica o seu nome, o que fazia, mas tratava-se de uma mulher que gastou tudo o que tinha com médicos e permanecia doente há 12 anos. Hoje a mulher pode menstruar e ninguém fica sabendo, mas naquela época (Lei de Moisés em Lev 12,2 e 15,25 e 15,33 e Ez 22,10 e 36,17, Isaias 30,22 ), quem menstruava era considerada impura por sete dias no mínimo. Como o fluxo dela não parava, ela era considerada uma impura crônica. Imaginemos como deveria ser a saúde dela, anemia, baixa imunidade, fraqueza, etc. enfim, todos os sintomas que uma mulher menstruada tem durante o ciclo, porém, sofrendo todos os dias durante 12 anos. Tudo o que ela tocava também ficava impuro: objetos, os móveis e pasmem, até o marido ou outro que a tocasse também se tornava impuro, mesmo que pela poeira dos pés. Se o marido tivesse relação era decapitado (Lev 18, 19 e Lev 20,18). Não podia abraçar, beijar ...Não podia visitar e muito menos ser visitada:. Uma verdadeira excluída e humilhada da sociedade.

            Imagino a cada de nojo do povo ao ver aquela mulher , sabendo de sua situação, e tentando alcançar a Cristo. Imagino também o mesmo desprezo do povo da igreja a muitos excluídos, que tentam chegar a Jesus... Dizendo: - Essa aí...

            Mas a hemorroísa não ficou se condenando, se doendo, sendo a cristã dodói. Ela realmente não tinha mais nada, mas tinha tudo: A Fé.  A atitude do: - Sei que sou impura, mas Jesus tem poder e me curará! foi decisiva para alcançar a graça. Não afirmou que Jesus pode curar, afirmou que Jesus cura.

            Sua fé foi independente do seu estado de pureza. Temos que aprender a ter essa fé em Deus, mesmo sabendo que somos pecadores. Fé e santidade são diferentes e se completam. Podemos ter fé sem ser santos, mas não podemos ser santos sem fé. Fé é condição para salvação, porém só entrará no céu quem é santo, quem tem as mãos limpas, o coração puro, não é vaidoso e sabe amar...

            Ela não passou por nenhum processo de conversão, de catequese, de ensino para atingir a cura, mas teve a coragem de assumir a sua fé, aconteça o que acontecer. Ai sim ela alcançou a cura, porque acreditou cegamente nela . Não teve medo do que iam dizer, não se considerou impura, foi audaciosa em acreditar e conseguiu a graça. Tanto que, nem acreditava ser necessário ver e ser tocada por Jesus: bastava encostar na roupa Dele. Ao encostar não teve nenhuma dúvida: conseguiu o que procurava. A pessoas com fé conseguem o que procuram.   

            Jesus então teve que ver de quem era a tamanha fé que lhe tirou a força, sem Ele ter autorizado. Não ficou preocupado com sua pureza ou não, mas admirou-se da sua fé. Jesus, ao encontrá-la, fala: - Tua fé te curou!, ele mesmo admite que não foi Ele que desejou a cura a hemorroísa naquele momento em que ela o tocou, mas foi ela é que teve fé na cura, tirando-lhe a graça.

            Não sei se conseguirei explicar a grandeza disso: alcançar a graça pela fé, mesmo com os olhos de Deus voltados para outras "urgências"...

            Neste Evangelho vimos que Jesus estava focado em outra coisa, a filha de 12 anos de Jairo (chefe da sinagoga) que faleceu. Note que o número 12 se repete. E naquela multidão havia milhares de necessitados, que o empurravam, gritavam, queriam a cura de Jesus.  E Jesus não afastava deles, ao contrário: ia no meio deles, sendo empurrado e espremido. Mas ele percebeu que uma força saiu dele, ele não tinha imposto a mão a ninguém, não tinha reconhecido ninguém, mas percebeu que a força saiu dele. Essa força ou graça era a Fé da hemorroíssa.

            Muita gente acha que deve morrer e ressuscitar para acreditar, mas a fé e testemunho de muitas pessoas é argumento suficiente para ter uma fé mais vigorosa e fortalecida. Eu, quando vejo pessoas idosas, com deficiência, com doenças terminais e outras dificuldades indo a Igreja, mesmo tendo tudo para justificar a sua falta, fico admirado como nunca hesitam na fé, ou inventam desculpas, pois tem sua prioridade em colocar a sua segurança no Senhor e buscar o reino de Deus em primeiro lugar. Com estes exemplos me convenço, e me prontifico a ter mais fé dali por diante.

            Eu mesmo, quantos acidentes que escapei por milagre, na faculdade, parado no pedágio, na monte alegre, etc. Somos curados por Cristo, mas fazemos parte dos 90% que não O agradecem, não alimentam a fé e nem se tornam santos? E a fé que tem um padre ou freira, de não casar, deixar pai e mãe, namorado (a), deixar tudo mesmo para assumir a Igreja. Eu mesmo amo a Igreja quando, e se sobrar tempo.   E ainda semana passada cantávamos: Se eu orar, se eu clamar as muralhas não resistirão ao poder do meu Deus... Quem ora assim?

            Ter confiança é tudo. Fico admirado ao ver meninas namorando caras horrorosos, mas meninas sentem atração por meninos que demonstram confiança, segurança. Nem tudo que é bonito é atraente.

           A hemorroíssa é até citada no CIC:

2616. JESUS ATENDE A ORAÇÃO A oração a Jesus já foi sendo atendida por Ele durante o seu ministério, mediante os sinais que antecipam o poder da sua morte e ressurreição: Jesus atende a oração da fé expressa em palavras (do leproso (79), de Jairo (80), da cananeia (81), do bom ladrão (82)) ou feita em silêncio (dos que trouxeram o paralítico (83) , da hemorroíssa que Lhe tocou na veste (84), as lágrimas e o perfume da pecadora (85)). A súplica premente dos cegos: «Filho de David, tem piedade de nós!» (Mt 9, 27), ou «Jesus, filho de David, tem piedade de mim!» (Mc 10, 47), foi retomada na tradição da Oração a Jesus: «Jesus Cristo, Filho de Deus, Senhor, tem piedade de mim, pecador!». Seja a cura das doenças ou o perdão dos pecados, Jesus responde sempre à oração de quem Lhe implora com fé: «Vai em paz, a tua fé te salvou».

-Santo Agostinho resume admiravelmente as três dimensões da oração de Jesus: «sendo o nosso Sacerdote, ora por nós; sendo a nossa Cabeça, ora em nós; e sendo o nosso Deus, a Ele oramos. Reconheçamos, pois, n'Ele a nossa voz e a voz d'Ele em nós» (86) .

           Atente que Jesus fala, em algumas traduções que a fé te salvou, poderia dizer a fé te curou, vai e converta-se para alcançar a salvação, mas não, deixou claro que a fé salva. Temos que acreditar nesta graça, que pode ser: cura, libertação, santificação, conversão, opressão, possessão, etc.

            Quando o pregador da semana passada Josias falava "ALGUNS CATÓLICOS ESTÃO INVENTANDO UMA RELIGIÃO PRA ELES" alertando que a renovação carismática católica não estava sendo nem renovação, nem carismática e nem católica, percebi ser a voz de Deus no Comando: tenham fé na graça de Deus e sereis salvos.

            Hoje a justiça consegue liminares, recursos em que se muda a sentença, mas a Salvação não existe liminar, ou você crê e será salvo, ou será condenado.

            E muitos estão, por um motivo ou outro, afastados de receber a Comunhão, mas não podem perder a fé por isso.

            2014 está sendo um ano diferente, um ano em que as pessoas estão acordando para a fé em Deus.

            Moral da História: NUNCA PERDER A FÉ.

 

VER MAIS...

Felizes os que temem o Senhor

Felizes os que temem o Senhor Postado por FLAVIO FONSECA em 10 dezembro 2013 às 8:30

          Estamos no período do Advento,  um tempo de espera para comemorar o aniversário de Jesus. Deus se faz criança, necessitando de todos os cuidados, pois sendo indefesa, precisa ser alimentada, limpada e protegida de qualquer ameaça que venha contra ela. O Advento também pode ser ilustrado por aquela limpeza geral que fazemos, quando vem alguém especial: ou seja, tem que deixar tudo pronto pra acolher bem a pessoa que virá, pois esta é bem vinda.

          Hoje devemos refletir como estamos preparando a nossa casa para este nascimento, mesmo que simbólico, como está a nossa oração, a leitura da Bíblia, se confessamos, se vamos a Missa, o Jejum?

          Sempre digo pras crianças que Papai Noel não existe, mas Jesus existe, esse é o verdadeiro Natal. Problema? Essa espera do verdadeiro Natal é um passo importante para o nosso plano de Salvação, pois difícil encontrar pessoas que buscam realmente o bem. Muitos, neste Natal consumista, pensam em sua casa, sua família e seu bem estar, mas deveriam buscar a felicidade em Deus e no amor aos que ele nem conhece. Temos que pedir a Deus um Santo Natal, e porque não um Santo Ano Novo? Para isto temos que nos preparar:

          A leitura da Bíblia é interessante, se estiver ordenada, e porque não lê-la de acordo com a liturgia diária, pois se o fizer todos os dias durante 3 anos provavelmente teremos visto todo o roteiro sugerido. A Bíblia protestante é 66 livros, mas a Bíblia Católica, com trechos usados pelos próprios discípulos, tem 73 livros, alimento e luz para nossos caminhos. Quer ter um caminho iluminado?: Caminhe de acordo com a Palavra de Deus.

          A oração, principalmente do Terço, afugenta os maus pensamentos e também o mal de nossa casa, além de ser uma forma parecida a que Jesus e Davi rezavam. Ex: Davi (Salmo 136) e Jesus (Mateus 26,36). E porque não rezar o terço?: O Creio é a profissão da fé Católica, o Pai Nosso é a oração que Jesus nos ensinou, e a Ave Maria é baseada na Bíblia, e quem é a Cheia da Graça de Deus: a Escolhida de Deus Pai, a Mãe de Deus Filho e a Esposa do Deus Espírito? Precisa mais?

          E o jejum? O jejum fortalece o espírito, apesar de privar o corpo de alimento. Alguns tipos de males só se vence pelo jejum e pela oração. Em muitos lugares o jejum é feito de forma solene para preparação de sacramentos, como Primeira Eucaristia e Crisma e o jejum é um mandamento da Igreja. O jejum também é uma forma de penitência, pois existem casos em que a confissão não se aplica, e que não cabe a ninguém julgar, quem somos nós para julgar os outros, se somos tão ou mais pecadores?

          A Confissão é a forma mais correta de santificação que tem pros batizados que cometeram pecado. Temos que desligar os nossos pecados do céu, principalmente os pecados graves, e a forma mais sacramental é confessando e recebendo a absolvição. Devemos confessar, por mandamento, ao menos uma vez no ano, e porque não o fazer no Advento?

          A Eucaristia, importante Sacramento, é o que faz viver a Igreja, é a fonte, é o topo, é por Ela que existe a Igreja Católica. Temos que estar preparados para recebê-lo, pois se não estivermos preparados, melhor apenas contemplá-lo e adorá-lo, pois quem comunga indignamente comunga da própria condenação. É sério, e temos que examinar se somos dignos de tanta honra: beber do Sangue e comer do Corpo de Cristo.

          Enfim, os que temem o Senhor são verdadeiramente felizes, os "Bem aventurados" de verdade, não tendo nada a ver com o bem estar dos ateus. Dinheiro não traz felicidade, bar também não, prostituição também não. Só há felicidade se estamos nos caminhos do Senhor.

 

VER MAIS...

O silêncio necessário para a adoração

 

            Muitos desobedecem o que determina a Igreja de Cristo, o que é triste, pois, com a obediência vem a santidade. Nos tornamos santos não porque não pecamos, mas porque somos obedientes a Deus.

            O ato de adoração, feito exclusivamente a Deus por mandamento bíblico, não deve ser confundido com atos ou diversas formas de homenagem existentes (culto, cumprimento, moções, etc.).

            Também adoramos a Deus visitando-o no Sacrário, participando de Vigílias de Adoração ou na própria Liturgia, onde nos associamos aos anjos na adoração legítima ao nosso Deus, o Único Deus, três vezes Santo, O Onipresente, O Onipotente e O Oniciente, como lemos no CIC: 335. Na sua liturgia, a Igreja associa-se aos anjos para adorar a Deus três vezes santo.

            Presenciei diversas vezes nas capelas do Santíssimo: reuniões, cercos, terços, conversas, orações particulares, e até namoricos. Deveria ser esta capela dedicada ao abrigo Eucarístico, um lugar exclusivo para adoração, pois lá realmente encontramos o Corpo de Cristo.

            Esse local vem sendo desrespeitado, pois além de considerá-lo mais uma sala qualquer, não se faz o silêncio indispensável para nosso espírito, conforme lemos no CIC: 533 ... se renascesse em nós o amor do silêncio, esse admirável e indispensável hábito do espírito. Se faz quase tudo na Capela, menos adoração, o que entristece todos que, por algum motivo, vão realmente visitar o Santíssimo para adorá-lO.

            Vejo inclusive na Missa o desrespeito a Instrução do Missal, onde os "fiéis" estão conversando desnecessariamente antes de começar (IGMR 45), a Homilia exclusiva dos Sacerdotes (CDC 64 a 66) sendo realizada por pessoas não Consagradas, (nem Doutoras em Teologia o são para ter competência para tal),  e o que é pior ao meu ver: sem motivo, se recusam a ajoelhar durante a Consagração (IGMR 43).

            E os casamentos, até o Bispo da Diocese tem procurado saber o que há de litúrgico nestas celebrações preparadas por Cerimoniais...

            O Catecismo é tão Claro, CIC 1378. ajoelhando ou inclinando-nos profundamente em sinal de adoração do Senhor.«A Igreja Católica sempre prestou e continua a prestar este culto de adoração que é devido ao sacramento da Eucaristia, não só durante a missa, mas também fora da sua celebração: conservando com o maior cuidado as hóstias consagradas, apresentando-as aos fiéis para que solenemente as venerem, e levando-as em procissão»

            É Cristo presente para adorarmos, conforme CIC 1379. .... Pelo aprofundamento da fé na presença real de Cristo na sua Eucaristia, a Igreja tomou consciência do sentido da adoração silenciosa do Senhor, presente sob as espécies eucarísticas, por isso que o sacrário deve ser colocado num lugar particularmente digno da igreja; deve ser construído de tal modo que sublinhe e manifeste a verdade da presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento.

            Sei que não li a Bíblia inteira, e nem vou fazer por cuidado, pois se sigo a liturgia da Igreja de Cristo, estou em sintonia com ela e com Ele, e se porventura eu ler a Bíblia inteira, serei obrigado a ser Santo em todos os momentos, ou serei o maior mentiroso. Como não consigo ser santo, apesar de procurar não pecar, peço a Deus Pai Todo poderoso e a vós irmãos que rogueis por mim.

            Sei que não fiz Teologia, apesar de ser um desejo de fazer caso ela admita que a Oração em línguas citada nas escrituras, feita pelos Apóstolos, seja considerada muito mais do que a "Linguagem do Amor", seja considerada o dom inicial do Espírito Santo.

            Sugiro aos católicos que no Sacrário tiremos os pensamentos maus e mundanos, deixemos de pedir para começar a servir,  e adoremos em silêncio o Deus que se faz Corpo e habita em seu Sacrário.

CIC 1381... Adoro-te com devoção, ó Deus que te escondes, Que sob estas figuras de verdade te ocultas: A ti meu coração se submete inteiramente Porque, ao contemplar-te, desfalece por completo. Visão, tacto e paladar em ti falham, Apenas ouvindo se crê com segurança: Creio em tudo o que disse o Filho de Deus: Nada mais verdadeiro que esta palavra da Verdade.

 

VER MAIS...

Matrîmônio Pe. Wilbert Maciel da Silva

O MATRIMÔNIO 07/02/2011-09:27

                              O MATRIMÔNIO
O matrimônio é uma experiência mutuamente enriquecedora, uma aceitação da árdua aventura de desenvolvimento pessoal a dois.
A intrínsica necessidade de vida em comunidade, implica respeito, diálogo, responsabilidade e participação. O homem deve imitar a Deus; Deus é amor.
Responsabilizar-se e não só interessar; trabalhar e não anular o outro; libertar e não só explorar; crescer a não apodrecer na inércia; amoldar-se e não só acomodar-se; participar e não só comparecer; partir logo e não só aguardar; repartir e não só guardar; caminhar junto e não só aceitar o outro.
A família é construída sobre a rocha da doação generosa.
É preciso descobrir o significado original e insubstituível do trabalho no lar e da educação dos filhos.
O amor dos pais revela o amor de Deus Pai.
De Deus procede toda e qualquer família no céu e na terra.
A missão fundamental da família é o serviço à vida, a realização, ao longo da história, da bênção original do Criador transmitida na geração à imagem divina do homem.
Paternidade e maternidade são confirmações do amor, confiado aos pais: Cristo por meio dos esposos enriquece diariamente sua própria família. A fecundidade do amor conjugal amplia-se com os frutos da vida moral, espiritual que os pais estão convidados a dar aos filhos, à Igreja e ao mundo. A teologia do corpo vê a sexualidade como uma emanação do amor divino.
O ser humano é gerado para ser divinizado.
Os filhos são um dom de Deus, um bem para os pais. Considerar abençoada a cegueira da juventude.
O Espírito do Senhor torna o homem e a mulher capazes de amar-se como Cristo. O amor conjugal encontra a plenitude na caridade conjugal. “Tu me seduziste Senhor e eu me deixei seduzir.” Jr. 20.7.
A moralidade da missão da vida é originária da natureza da pessoa e de seus atos.
Amizade é a capacidade de começar tudo de novo em caso de incompreensão.
O amor conjugal encontra a plenitude na caridade conjugal. Cultivar um amor solene entre si. Prefira suportar as injúrias a desacreditar na harmonia.
Temos tanto sofrido juntos, eis o poema do amor.
Carlos Alberto de Franco, em recente artigo no jornal O Estado de São Paulo, cita a juíza Léah W. Sears, presidente da Suprema Corte do Estado Norte-americano da Geórgia, que alertou o seguinte: “Um direito de Família que não incentiva o casamento; ignora o fato de que ele é associado a um amplo leque de resultados positivos, tanto para criança como para adultos”. A seu ver, “os índices elevados de fragmentação da família estão prejudicando as crianças”. E conclui a juíza: “claro, muitos pais solteiros fazem um excelente trabalho e precisam do nosso apoio. Mas acredito que construir uma cultura de casamento saudável é uma preocupação legítima para o Direito da Família”.
                                                AOS NOIVOS
Sinais de que haverá mau casamento:
1-   O modo como muda de temperamento de maneira brusca
2-   Os constantes desentendimentos
3-   O envolvimento com outras mulheres solteiras
4-   O seu apego aos familiares
5-   A sua incapacidade de concluir as coisas que começa
6-   A sua dificuldade de arrumar um emprego permanente
7-   A mulher que tem a tendência de pensar que tudo vai melhorar depois do casamento, mas na verdade a situação se torna pior.
                                                AOS JOVENS
1-   Ter paixão pelo Cristo;
2-   Acreditar na virulência do Evangelho;
3-   Crer no poder contagiante do bem;
4-   Contar antes de tudo com a graça de Deus;
5-   Ter confiança em si mesmo;
6-   Ter angústia do outro;
7-   Querer transformar o mundo;
8-   Rezar e sacrificar-se
9-   Servir
10-                     Saber esperar.
 
VER MAIS...

MATURUDADE Padre Wilbert Maciel da Silva

         "A Maturidade tem seus prazeres e suas recompensas como também seus sofrimentos próprios. Cada passo à frente é um passa para o perigo. Implica, muitas vezes, no abandono de alguma coisa de familiar,de bom, de satisfatório. provoca, frequentemente, uma ruptura, uma separação e traz consigo a nostalgia, a solidão, a saudade. Obriga, quase sempre, a renunciar a vida simples e fácil pro uma vida mais exigente e difícil. O amadurecimento se faz ao preço de todas estas perdas. Supõe, pois, na pessoa a coragem e a força, a confiança e a perseverança.

         A maturidade, adquirida através de erros, de exageros, de recomeços decorrentes de situações novas, imprevisíveis, produz a ordem da vida, isto é, coloca o homem no caminho certo do crescimento humano dentro das dimensões do humano, apta a receber em sua vida toda a dimensão do divino, trazida por Cristo à terra. (Mundo Jovem - Revista da década de 70).

         O homem sempre deve ter diante dos olhos que riqueza nem pobreza é sinal certo de perfeição. O homem deve saber que é dever do futuro ser perigoso, mas o futuro está na mão de Deus. Um desgostozinho poda a fantasia, faz a gente dar valor só ao que tem valor, faz a gente lembrar que existem valores eternos no plano de nossa existência. o Cristão deve saber que a essência da alegria pura. o "filho de Deus" também deve se divertir. Há muito mais bondade na marcha da vida do que na maldade. "Enquanto alguém puder rir, não ficará sobre o domínio da ansiedade e do medo". Daí a importância do humor." Ter como certo que em tal circunstância repetitiva haverá sempre tal mal, é psicologicamente uma atitude doentia. Seja vivo: lute para ser feliz. "A beleza das coisas mais que a utilidade nos levanta a alma para Deus." ..." A beleza é mais forte do que a força." "Nutra com força o espírito para você se amparar em desgraças imprevistas. Mas não se angustia com fantasias. " " Muito medo nasce da fadiga e solidão." Atrás de uma sadia disciplina, seja sempre indulgente consigo mesmo. Você é filho do universo, tanto quanto as árvores e as estrelas. Você tem direito de estar aqui. E não lhe parecendo isso assim tão claro nunca duvide do universo que se encontra aberto para você. (M.J.) "O falso amor de si mesmo transforma a solidão em prisão." (Nietzche)  "Toda a história do homem é um esforço para destruir a própria solidão." (Norma Brown). Confie em Deus e faça o bem, habite a terra e viva tranquilo, coloque no Senhor a sua alegria, o Elo fará o que pedir o seu coração. Salmo.

         Confie no Senhor a sua sorte, sempre Nele, e Ele agirá; como a luz fará brilhar a sua inocência e o seu direito, como o sol do meio-dia.

         "Assim como crescem em nós os padecimentos de Cristo, crescem também em Cristo as nossas consolações." Cor. 1,5. "Em vista disso, permaneça em paz com Deus, de maneira como você o concebe, e, sejam quais forem seus trabalhos e aspirações, conserva a paz da alma no meio da tranquila confusão da vida. Este mundo com tanto fingimento, dureza e sonhos frustados, é, no entanto, ainda um mundo encantador. Amanhã o sol nascerá mais belo.

VER MAIS...

Apostila de Gravações caseiras

Apostila de Gravações caseiras

 

Você pode gravar as suas composições em CD. Acredite no seu potencial, mesmo que só você tenha bom gosto para apreciar o seu talento.

3443133002?profile=originalSegue dicas que recomendo para gravar em casa, tranquilo, nas horas vagas. A qualidade vai depender do seu equipamento e do seu talento.

 

1. PLANEJAR

 

Geralmente o cd tem 12 (doze) canções de 3 (três) ou 4 (quatro) minutos (versão rádio) e é regido sob um tema.

Os Cds são gravados no computador, que tenham placa de som com qualidade para isto.

Neste instante não grave ainda em ogg, mp3 ou AAC, pois a qualidade é menor (dizem) e esta qualidade vai variar quanto ao uso posterior.

Pode se gravar outras músicas reserva para este projeto, mas não tem muito sentido já que não fazem parte desta idéia inicial e provavelmente não se encaixarão em outro projeto futuro.

 

2. DICAS PARA PRE PRODUÇÃO

 

Use bateria eletrônica ou metrônomo (se ainda existir algum).

Grave guias das música bem claras (pode ser no celular mesmo) de como seria a música.

Publique em algum site (Youtube por exemplo) para evitar que usem as suas idéias e digam que foram eles: acredite muita gente copia músicas de outro e tem a cara de pau de alegar em juízo que foi dele.

Caso queira registrar as partituras, existem empresas que fazem isto para você, caso você (como eu) não seja maestro para compor partituras.

Não atente a arranjos bem elaborados na pre produção, mas atente as idéias de como eles entrarão. Pouco arranjo a música fica sem graça e excesso de arranjo vira desgraça.

A música é harmonia, então não adianta ficar solando o tempo todo ou repetir a mesma sequências de notas e acordes estilo dejavu que a tornará chata, mas não repetir e criar uma bagunça também não tornará a música um sucesso.

Teste 2 tons abaixo e dois tons acima de cada música, pode ser que melhore a performance musical (ou piore).

 

3. PROGRAMAR

 

Definido o que vai sair no cd uma sugestão de programas gratuitos que ao meu ver são bastante intuitivos são estes: Audacity para Gravar wave (microfones e intrumentos de cabos) e Voyetra para gravar playback midi. Existem milhões de possibilidades de efeitos, recursos, defeitos, mas como eles podem até piorar o resultado eu nem uso: gravo cru mesmo.

 

3.1 Programar Pistas

 

Coloque o papel quantas vezes vai repetir a introdução, quantas estrofes e onde entra o refrão e solo e sempre tenha um final, nada de diminuir o volume no final porque não teve nenhuma criatividade de dar um final a música.

Para as pistas da mesa esta é uma sugestão que adotei como padrão:

01 -  reserva (anotações letras em midi)

02 - bass

03 - sessão basica (violão)

04 - solo (voz)

05 - sessão pad (strings pad)

06 - sessão acompanhamento (pianos)

07 - sessão arranjos (sopros , sax)

08 - sessão arranjos (outros instrumentos)

09 - reserva

10 - bateria

11 - base rítmica (pad, strings, piano, guitarra)

12 - arranjos bass

13 - reserva

14 - reserva

15 - reserva

16 - percussão

 

4. GRAVAR

 

É a fase mais demorada e exaustiva da música, mas se o projeto já está pronto não pode parar agora.

Nos programas citados tem que gravar instrumentos um a um, e muitas vezes para gravar a voz de uma música custa o trabalho de um dia inteiro.

Não grave desafinado achando que algum programa vai corrigir depois (eu nunca consegui).

Muita calma nessa hora de gravação: é como a pintura, cor por cor, fundo por fundo, detalhe por detalhe e se errar conserte, e continue.

Após gravar uma música atente se todos os instrumentos aparecem e se a voz ficou clara. Como é uma gravação caseira, não há masterização e do jeito que gravou já será o cd final: pense nisso e grave direitinho.

Faça testes do que gravou nos aparelhos de som, carro, mp3 player e dvd da tv para ver se os volumes estão de acordo com as normas ou se alguém ouvir o cd vai estragar seu equipamento (com excesso de graves, volume rachando, etc.).

Uma proporção que uso nos volumes do controle é de 15% abaixo do limite de clipar (rachar o som) para voz e 30% deste limite para instrumentos. Numa mesa com leds pode se observar usando estes limites que não vão piscar a luz vermelha, e a luz amarela piscará raramente pra voz e nunca para instrumentos. A luz verde sempre piscará quando a voz atingirá um estrutura ideal de ganhos (maior volume sem rachar o som) porém o led de instrumentos deve sempre ser menor que o da voz. Numa escala de 10, volume 8 para voz e 7 para intrumentos. 

 

5. AVALIAÇÃO

 

Divulgue seu trabalho, críticas construtivas são bem vindas. Não se aborreça se alguém não gostou ou teceu comentários ruins, pois gosto cada um tem o seu, e você não tem que mudar o seu gosto para ficar igual ao gosto dos outros.

 

 

VER MAIS...

o_site_eu_preciso_de_deus_na_tela_de_um_celular

PRA ONDE VOCÊ QUER IR ?

O site EU PRECISO DE DEUS te oferece essas opções:

Jesus_Cristo_ abraçando_uma_pessoa

rapaz_teclando_no_computador_para_adicionar_conteudos_em_eu_preciso_de_deus

escombros_de_Gaza_guerra_com_Israel

notas_músicais

miniatura_de_alguns_membros_do_site_eu_preciso_de_deus 

jesus_chamando

jovem_séria

mensagens_exclusivas_nascidas_aqui_em_eu_preciso_de_deus 

motociclista_observando_uma_linda_estrada_arborizada_em_bonito_mato_grosso_do_sul 

vídeo 

porta parcialmente aberta

 jesus_cristo_ com_coroa_de_espinhos

 bíblia_velha_rasgada_e_aberta

      miniatura_jesus_olhando_pra_cruz

 jesus_cristo_olhando_pra_cruz

 logo_do_whatsapp_e_o_número_de_contato

 rapaz_teclando_em_computador

 botão_início